Família de esquizofrénico teme pela própria segurança e pede ajuda às autoridades

PUB.

Sex, 19/02/2010 - 10:14


Em Mirandela, uma família vive em constante sobressalto e com receio de que possa acontecer uma tragédia protagonizada por um membro da família que sofre de graves distúrbios psíquicos. Trata-se de um drama social que já assume contornos de segurança pública, mas que, no entender da família, não tem merecido nenhuma resposta por parte das entidades competentes.  

Já em 2007, o tribunal de Mirandela decretou a interdição, por anomalia psíquica, de Fernando Ribeiro, por sofrer de esquizofrenia paranoide e atraso mental ligeiro, que lhe acarretam incapacidade absoluta para se reger a si próprio e aos seus bens.

Fernando ficou a cargo da mãe, que após ter sido agredida física e psicologicamente pelo filho durante anos, deu entrada há cerca de 2 meses num lar de idosos no concelho de Mirandela.

Actualmente, Fernando Ribeiro, vive sozinho, com a ajuda de familiares que lhe fornecem a alimentação, como diz uma sua cunhada Liliana Ribeiro.

“Há pessoas que têm pena e ajudam, porque ele anda sempre a pedir comida e dinheiro. Tem comida todos os dias e dinheiro não precisa porque não se sabe orientar”, explica. A cunhada diz que “ele é perigoso, porque muitas das vezes quando lhe levamos o almoço ou o jantar somos obrigadas a fugir, porque ele vem com uma faca ou com as tenazes. E já bateu à mãe”.

Liliana descreve o medo que a família tem vivido, devido à violência de Fernando Ribeiro.

“Numa altura lá em casa ele delira e agarrou-me com bastante força. Nesse dias estavam lá os irmãos e foi o que me valeu”, conta.

Liliana Ribeiro decidiu dar a conhecer este caso, na esperança de conseguir uma maior preocupação das autoridades competentes para com esta situação que, no seu entender, poderá ser uma bomba relógio prestes a explodir da pior forma.

“Temos medo que um dia faça uma asneira, que magoe alguém ou que alguém o magoe a ele, porque as pessoas começam a sentir-se fartas das atitudes dele, de andar à noite pelas propriedades dos outros, a tirar roupa ou a estragar alguma coisa, um dia alguém não sabe que ele é doente e vai ter uma atitude má. Se calhar, só nessa altura é que vai ter direito a internamento.”

Fernando Ribeiro, tem 40 anos e, apesar da doença de que padece lhe afectar a capacidade de raciocínio, juízo ou tomadas de decisões, está neste momento, por sua conta e risco.

Resta saber até quando.

Escrito por CIR