PUB.

Faltam meios para diagnosticar asma

PUB.

Ter, 06/05/2008 - 08:22


No distrito de Bragança há entre 1000 a 1500 pessoas a sofrer de asma, sendo que as mulheres são as mais afectadas. Além disso, para fazer um exame de alergologia é preciso ir a Vila Real ou ao Porto. No dia Mundial da Asma, que se assinala hoje, a Sub-região de Saúde vai promover sessões de formação e rastreios em alguns dos centros de saúde do distrito.

“Você pode controlar a sua asma” é o tema do programa de actividades que ao longo deste ano vai decorrer em Bragança.

Identificar e diagnosticar os doentes, oferecendo a informação necessária para uma melhor qualidade de vida é o objectivo do projecto.

A coordenadora da Sub-região de Saúde, afirma que o número de doentes com asma tem vindo a aumentar, mas garante que em Bragança a situação não é alarmante. “Numa década duplicou o número de doentes com asma e a previsão para continuar a aumentar” afirma Berta Nunes. No distrito, a prevalência é semelhante ao resto do país, “mas há factores que podem agravar a asma como é o caso das alergias aos pólens da Primavera”, sendo que a reduzida poluição ambiental das zonas rurais pode ser um factor de protecção da doença.

Berta Nunes revela ainda que não há no distrito a possibilidade de realizar o exame de Alergologia, destinado a doentes asmáticos que apresentem sintomas mais graves. Neste momento os doentes são “encaminhados para os hospitais centrais embora Vila Real tenha um bom serviço de pneumologia que já dá alguma resposta a alguns casos de asma”. A coordenadora da sub-região de saúde explica ainda que esta situação só acontece porque “temos uma limitação que é ter apenas uma pneumologista no Centro Hospitalar do Nordeste que tem muita dificuldade em dar resposta a todas as necessidades”.

Asma brônquica e rinite alérgica são as variantes da asma que mais afectam os transmontanos.

Acácio Sales, cardiopneumologista, da Sub-Região de Saúde de Bragança, refere que “a falta de ar durante a noite e ao acordar, o espirro, a tosse e apertos suaves no peito” são os principais sintomas.

A asma é uma doença crónica, sem cura mas quando controlada, um asmático pode fazer uma vida normal sem sintomas ou com sintomas mínimos.

Em Portugal há 600 mil pessoas que padecem da doença.