PUB.

Falta de médicos de família em centros de saúde do distrito preocupa deputada do PSD eleita por Bragança

PUB.

Sex, 17/01/2020 - 09:50


A deputada do PSD eleita por Bragança, Isabel Lopes, está preocupada com a situação que será criada em breve com a aposentação de vários médicos de família em centros de saúde do distrito

Na audição desta semana à ministra da Saúde para a discussão na especialidade do Orçamento do Estado, a deputada perguntou qual a solução para a dificuldade de substituir estes clínicos. "Claro que no nosso distrito temos problemas e um deles é os médicos que, a curto prazo, se vão aposentar, nomeadamente nos centros de saúde de Vimioso, Freixo de Espada à Cinta, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor e até mesmo Macedo de Cavaleiros. É realmente uma grande preocupação porque são poucos médicos e a curto prazo poderemos ficar sem nenhum".

A deputada social-democrata quis ainda saber qual o ponto da situação de obras consideradas necessárias para a ULS Nordeste. Os constrangimentos criados com o enceramento da clínica Telmo Moreno, em Bragança, foi outro dos problemas apresentado à ministra. "Com o encerramento da clínica fica-se com um problema gravíssimo porque não há onde fazer uma ressonância magnética. Também questionei a esse respeito".

Já na audição com o ministro das Infraestruturas, Isabel Lopes perguntou se o Orçamento do Estado para este ano contempla verba para investimentos nas acessibilidades reclamadas para o distrito, como as ligações da capital de distrito a Vinhais e a Vimioso. "Tive oportunidade de questionar sobre várias obras e, realmente, são muitas que necessitamos. Uma delas é a ligação Vimioso-Bragança, que tem que se construir a ponte sobre o rio Maçãs e os seus acessos. O senhor Ministro respondeu que está a ser feito o projecto de execução, uma vez que o estudo de impacto ambiental já está concluído. Também o questionei acerca da ligação Vinhais-Bragança, tão necessária também. Esta duas ligações são muito importantes para corrigir esta enorme injustiça. Em relação à ligação Vinhais-Bragança, o senhor Ministro nem me respondeu, apenas me disse que está a ser feito o estudo de impacto ambiental. Infelizmente, ainda está num estado muito inicial".

A deputada colocou ainda questões sobre o processo da conclusão do IP2 na ligação Bragança – Puebla da Sanábria, em Espanha, a ligação do IC5 a Espanha, bem com outros investimentos para a região.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro