Falta de árbitros na região preocupa Associação de Futebol de Bragança

PUB.

Qui, 12/09/2024 - 11:25


Neste momento, há cerca de 70 árbitros de futebol e futsal na AF Bragança 

São cerca de 70 os árbitros de futebol e futsal que, actualmente, preenchem os quadros da Associação de Futebol de Bragança (AF Bragança). Um número insuficiente e que traz dificuldade para garantir equipas de arbitragem em todos os jogos das competições distritais, incluindo seniores e camadas jovens.

Algo que inquieta António Ramos, o presidente da AF Bragança. “Estamos preocupados com este assunto, temos tido dificuldade para conseguir ter árbitros nos jogos todos. Iremos tentar manter o número de árbitros que temos para salvaguardar e realizarmos as partidas todas com árbitro. Já abrimos os cursos de arbitragem, vamos ver se conseguimos reter mais alguns jovens na arbitragem”, frisa.

Fernando Lhano, presidente do Conselho de Arbitragem da AF Bragança, também considera que os cerca de 70 árbitros de futebol e futsal são insuficientes. “Nem sempre é suficiente, porque há sempre dispensas semanalmente, um ou outro por vezes está lesionado e às vezes devido a uma determinada situação alguns não estão disponíveis. Isto limita-nos também no processo das nomeações e se tivéssemos mais era favorável”, vinca.

Este sábado vai realizar-se, em Bragança, a primeira acção da época na formação de arbitragem nos processos de avaliação, reflexão e actualização. “A reciclagem de árbitros vai acontecer, normalmente, no seguimento do trabalho que tem sido feito. Vai consistir na avaliação teórica, na avaliação da componente física e na actualização às Leis de Jogo, no futebol e no futsal”, afirma.

A falta de árbitros na região tem preocupado a AF Bragança, que pretende aumentar o número de árbitros nos próximos anos.

Neste momento, estão a decorrer as inscrições para os cursos de arbitragem e estarão abertas até ao dia 30 de Setembro.

 

Jornalista: 
Vitor Fernandes Pereira