Exercício militar em Mirandela só traz vantagens

PUB.

Ter, 17/02/2009 - 08:12


A presença de cerca de 500 militares, no concelho de Mirandela, até à próxima quinta feira, tem mais valias económicas, ajuda a promover a imagem e permite a realização de eventos culturais em parceira com o exército.  

É a convicção do presidente a câmara a propósito da escolha de Mirandela para o exercício do 1º Batalhão da Brigada de Intervenção.

“É sempre importante haver mais cerca de 500 pessoas em Mirandela durante oito dias porque é importante para a restauração e para a cidade em si” refere José Silvano salientando que “no dia 19 vamos ter todas as escolas na demonstração das capacidades deste grupo e teremos convidados vindos de todo o país, nomeadamente quatro generais”.

 

O exercício “Pristina 091”, começou na passada quarta-feira, e pretende validar as competências apreendidas nos últimos seis meses deste batalhão que se prepara para, na última semana de Março, ser a força nacional destacada para o Kosovo.

“Durante seis meses nós procuramos dar-lhe as competências necessárias para a missão e agora estamos a ver se eles o fazem bem” refere o General Martins Ferreira explicando que “criamos uma lista de incidentes parecido com o que se pode passar no teatro de operações para ver como é que eles reagem”.

 

O General Martins Ferreira está convicto que esta vai ser mais uma participação positiva de um contingente nacional em missões para restabelecer a ordem e a paz em países que estiveram envolvidos em conflitos.

“Nós somos a ultima força que esteve na Bósnia, já tivemos três no Kosovo e uma no Líbano e têm sido bem sucedidas” afirma o responsável.

 

Este exercício militar vai terminar na quinta-feira, dia em que haverá uma demonstração das capacidades do Batalhão.

Entretanto, está patente ao público, no centro cultural, uma Exposição Temporária e está ainda previsto um concerto da Orquestra Ligeira do Exército.

Escrito por CIR