Ex-combatentes reúnem-se em Miranda do Douro

PUB.

Sex, 17/06/2011 - 09:20


Miranda do Douro recebe amanhã o 3º encontro dos ex-combatentes da Guerra do Ultramar. Naturais e residentes no concelho de Miranda, estão convidados a participar no convívio de homenagem aos antigos combatentes. 

Um encontro de camaradas que promete emoções fortes, na partilha de vivências que passaram em defesa da pátria nacional. Francisco Rodrigues, ex-combatente e responsável pela organização, frisa que é um evento com intuito de reencontrar amigos e colegas de guerra. “São saudades infelizes mas sentimo-nos realizados na vida e dizemos que valeu a pena porque estamos ao lado uns dos outros” afirma. “Quando nos reencontramos é um matar de saudades dos momentos que passamos” tendo também como objectivo “saber quantos somos, onde e como estamos”.Estes encontros são encarados por Francisco Rodrigues, como um misto de indignação e dever cumprido, numa herança da guerra que deixou marcas para toda a vida. E apela a todos os antigos combatentes a estarem presentes. “Uns regressaram com boa saúde, mas o melhor da nossa vida que foi a juventude foi passada lá e pouco ou nada fomos reconhecidos” lamenta Francisco Rodrigues. “Hoje em dia ainda é um trauma porque falta-nos saúde e demos muito trabalho às nossas famílias”.Estas ocasiões são aproveitadas para “contar peripécias, momentos de emboscadas, os feridos que houve e os mortos que se traziam”. Neste dia vai ainda ser inaugurada uma lápide de homenagem aos militares naturais do concelho falecidos durante a Guerra do Ultramar.

O 3º encontro de ex-combatentes do Ultramar do concelho de Miranda do Douro, começa às 10 horas com recepção no salão nobre da câmara municipal.

Escrito por CIR