Estudo diz que pão pode provocar cancro e danos nos rins e fígado

PUB.

Qui, 22/04/2010 - 11:10


O pão pode provocar cancro. Essa é, pelo menos, a conclusão de um estudo realizado em seis regiões do país, incluindo Bragança, e hoje revelado pelo Jornal de Notícias.

A investigação permitiu encontrar a Ocratoxina em alguns tipos de pão consumidos pelos portugueses.

A principal conclusão é a de que "a ingestão contínua em baixos níveis" pode acarretar "riscos” de problemas para os rins e para o fígado e pode levar ao surgimento de cancro se ingerida de forma contínua em baixos níveis.

No entanto, também se ressalva que os níveis de ingestão parecem “não constituir um problema para a saúde do consumidor”.

Mas no trabalho até agora desenvolvido constatou-se que o teor desta substância é mais elevado no pão de milho, de centeio e integral do que no pão de trigo.

Este estudo, que comprova a existência de uma toxina prejudicial à saúde presente no pão, foi realizado no Porto, no Alentejo, no Algarve, em Lisboa, Coimbra e Bragança, no Inverno de 2007 e no Verão de 2008.

Participaram o Centro de Estudos Farmacêuticos da Universidade de Coimbra, o Instituto Superior de Engenharia do Porto, o Serviço de Bromatologia da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e o Instituto Politécnico de Bragança.

Escrito por Brigantia