Estudo de impacte económico do IPB justifica escola em Mirandela

PUB.

Ter, 18/01/2011 - 09:14


Já não há justificação para o Governo continuar a adiar a aprovação do projecto para a construção da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela. Pelo menos é isso que defende a autarquia local, depois da apresentação de um estudo que sublinha o peso do Instituto Politécnico de Bragança na economia da região.  

O vice-presidente da câmara mirandelense diz que é uma necessidade da cidade.

“Temos projecto, temos capacidade de financiamento, só precisamos que o ministério aprove a escola e garanta que ela vai ser construída e não restem dúvidas quanto à escola de Mirandela que às vezes surgem” refere António Branco.

“Já houve um conjunto de estudos agora temos este de impacto económico agora só faz falta construir a escola para a qual já temos projecto” acrescenta.

 

O Governador Civil do distrito de Bragança admite que agora será mais fácil justificar o pedido junto do Governo, que se alarga também à escola Superior de Saúde de Bragança.

“Com este estudo consegue-se justificar já por números aquilo que só se dizia por acharmos que era” afirma Jorge Gomes. Agora “temos uma base para poder justificar algumas das necessidades que devem ser satisfeitas com muita urgência, nomeadamente a escola de Mirandela bem como a Escola de Saúde de Bragança”. “Penso que vamos conseguir, agora com mais justificação” salienta.

 

Recorde-se que o estudo, apresentado sexta-feira, concluiu que o IPB representa já oito por cento do PIB de Bragança e Mirandela, e tem um rendimento de 133 por cento para a região.

Escrito por Brigantia