Estudo da AEPGA analisa papel da mulher no meio rural

PUB.

Qua, 10/03/2010 - 09:18


Perceber o papel da mulher no mundo rural. Esse é o objectivo de um estudo da Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA), sediada em Miranda do Douro.  

Segundo Nuno Martins, daquela associação, o projecto tem o apoio do Instituto Português da Juventude e envolve Portugal, Espanha e Roménia.

“O objectivo é explorar e concreto a ligação das mulheres com o mundo rural e a importância dela no trabalho” explica o responsável.

 

A ideia partiu precisamente da AEPGA, até porque a maioria dos proprietários de burros da região são mulheres.

“São mulheres que já são viúvas e a média de idade ronda os 65 anos” adianta, salientando que “foi através do contacto com elas na recolha e registo de animais, que surgiu a ideia de criar este projecto e ver também a nível europeu o que se passa com a mulher a nível rural”.

 

O estudo sobre o papel da mulher no mundo rural começou em Julho de 2009, mas Nuno Martins diz que ainda é cedo para haver conclusões.

“Nesta altura ainda não se pode tirar nenhuma conclusão” porque “nesta altura ainda só está concluída a parte de investigação no campo” explica, acrescentando que “estão agora a trabalhar-se os dados e em principio e em principio no final de Junho sairá um livro com as conclusões e um DVD com testemunhos das mulheres” adianta.

 

Um estudo da Associação para o Estudo e a Protecção do Gado Asinino que pretende perceber o papel da mulher transmontana no mundo rural.

Escrito por Brigantia