Ter, 21/07/2009 - 08:17
Este ano, o programa viu o número de participantes crescer de uma forma considerável.
Em 2008, foram 20 os estudantes do secundário a inscrever-se.
Este ano, ultrapassou a centena.
Para o presidente do IPB esta é também uma forma de captar estudantes para a instituição.
“Por um lado estamos a contribuir para a divulgação do gosto pela ciência para vencer o síndrome da rejeição das matemática” afirma Sobrinho Teixeira, acrescentando que, por outro lado, “estamos a fazer uma acção de divulgação do instituto e da cidade, porque estes alunos que aqui vão ficar esta semana de certeza que vão gostar e isso poderá deixar uma ligação para serem potenciais alunos”.
Até ao final desta semana os alunos vão frequentar estágios em várias áreas científicas.
“Temos actividades no domínio da extracção de DNA em abelhas e plantas, bem como a identificação de insectos para fazer a detecção do tempo de decomposição de cadáveres” exemplifica Anabela Martins, coordenadora do Gabinete de Imagem e Apoio ao Estudante do IPB, acrescentando que também há estágios “no âmbito da engenharia química para o controlo da qualidade da água, engenharia civil e electrotécnica e robótica”.
Este ano, participam alunos vindos de todos os pontos do país.
Ana Catarina Silva, da Madeira, explica que veio para Bragança nas férias participar nesta iniciativa porque “achei que era uma oportunidade de conhecer outras realidades por causa da transição para o ensino superior, embora aqui não haja o curso que eu quero, mas achei os estágios muito interessantes” afirma.
Pedro Fernandes, do Algarve, está a pensar “tirar um curso ligado à robótica e queria ver como era em termos práticos e descobrir mais sobre o curso e esta é uma escola para onde posso vir estudar”.
Para além dos estágios, a semana de Verão Ciência IPB é complementada com actividades sócio-culturais, de lazer e entretenimento.
Escrito por Brigantia