Qui, 14/07/2022 - 16:46
Está previsto desde 2013 e quarta-feira, na assinatura do protocolo, entre os municípios abrangidos pelos lagos e mais de 30 entidades, para a elaboração de uma candidatura para uma estação náutica, o presidente da Associação de Municípios do Baixo Sabor pediu que seja finalmente feito. Eduardo Tavares diz que não entende este atraso da Agência Portuguesa do Ambiente, visto que o plano deveria estar concluído este ano. "Ainda não fizemos grandes avanços e por isso deixo aqui esse apelo. Este programa é muito importante que esteja concretizado para podermos trabalhar este projecto em conjunto. Podemos ter os nossos projectos licenciados e avançar com projectos individuais mas não é isso que queremos".
Prevê-se que a candidatura seja aprovada ainda no final este ano, pela Fórum Oceano. António José Correia, coordenador da rede de estações náuticas, explica que o projecto tem que seguir determinados critérios para avançar. "Temos 13 critérios, incluindo o da sustentabilidade, da acessibilidade, segurança e envolvimento das comunidades. Temos uma grelha e vamos identificar quantos parceiros é que têm da actividade empresarial, em termos de actividade náutica, portanto isto é um processo de candidatura que está a ser elaborado. Se não estiver satisfatório nós vamos fazer recomendações, sendo que não chumbamos nenhuma candidatura".
Já há uma empresa a fazer passeios de barco, movido pela energia solar, nos Lagos do Sabor. O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território e a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional puderam experimentar e marcaram presença na assinatura do protocolo. Isabel Ferreira considera que este é mais um passo para o desenvolvimento da região.
Os Lagos do Sabor abrangem os municípios de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo. Quarta-feira, perto do Santuário de Santo Antão da Barca, foi assinado um protocolo entre as câmaras e 30 entidades para a criação da Estação Náutica Polinucleada.
Escrito por Brigantia