Espólio de Adriano Moreira em nova biblioteca pública de Bragança

PUB.

Ter, 04/11/2008 - 11:09


Bragança vai ter a sua terceira biblioteca pública. A Biblioteca Adriano Moreira vai abrir as suas portas no próximo ano e nasce da doação do espólio do professor Adriano Moreira ao município de Bragança.

Segundo o presidente da câmara municipal, Jorge Nunes, a doação foi da “própria iniciativa do professor. O espólio reúne “a sua biblioteca pessoal, condecorações académicas, diplomas, atribuições honoríficas e outros materiais considerados relevantes para estarem no espaço que vai acolher esta doação e que terá uma designação própria e autonomia em termos de organização e funcionamento”, revela.

 

Para o autarca, o material doado pelo ex-presidente do CDS/PP assume particular importância no estudo de ciências políticas e para investigadores do ensino superior.

“Trata-se de uma biblioteca com muito valor particularmente ao nível da ciência política, mas também para investigadores na área do ensino superior e tendo ensino superior em Bragança, é uma mais valia nessa perspectiva”, justifica Jorge Nunes. A biblioteca Adriano Moreira vai ficar localizada no antigo Colégio dos Jesuítas.Entre Março e Abril do próximo ano já deverá ser possível conhecer e ter acesso a este espólio.  Recorde-se que o professor doutor Adriano Moreira é natural de Grijó, uma aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros e no seu percurso de vida junta actividades como a de professor universitário, político, jurista e sociólogo.