Ter, 26/04/2011 - 09:19
Para o presidente da câmara esta é uma forma de dignificar e valorizar o poder local.“Há 13 anos iniciámos um projecto construindo sedes de junta de freguesia para que os autarcas eleitos pudessem ter espaços condignos para receber os cidadãos e tratar dos assuntos das freguesias” recorda Jorge Nunes, acrescentando que “estamos prestes a terminar esse ciclo com a inauguração em breve da sede de junta de freguesia de Outeiro”. “Todas as juntas estão com bons edifícios, funcionais e com boa capacidade para as actividades autárquicas e actividades complementares da população”. A construção da sede da junta de freguesia de Espinhosela iniciou-se em 2004.As obras estiveram paradas durante vários anos e só agora ficaram concluídas.O presidente da câmara justifica o atraso com a falta de dinheiro.
“Os orçamentos foram-se ajustando à medida que foi possível” explica. “De facto começou a ser construída há algum tempo e só foi concluída neste mandato”.
Esta obra significa também o regressar da junta à sede da freguesia uma vez que durante vários anos ela foi deslocalizada para uma aldeia anexa. “A junta esteve a trabalhar em Terroso nos últimos 13 anos, desde que a escola primária foi descativada, ocupando as suas instalações” recorda o autarca local, salientando que “na sede de freguesia não havia um edifício publico onde pudesse funcionar a junta”.Para Telmo Afonso o espaço estava a fazer falta à população. “Acho que esta obra faz mais falta á população do que propriamente ao executivo pois tem aqui um centro de convívio e um centro de atendimento com muita dignidade para todos os que queiram utilizar”. O edifício da sede da junta de freguesia de Espinhosela custou cerca de 200 mil euros.A câmara de Bragança financiou 80%.Os restantes 20% foram assegurados pela junta de freguesia.
Escrito por Brigantia