Espectáculo sobre energia estreia em Mirandela

PUB.

Sex, 02/07/2010 - 10:45


Mirandela vai receber este fim-de-semana o "Unter Strom - Sob Tensão". Trata-se de um poderoso e surpreendente espectáculo teatral de rua, com muita electricidade e efeitos especiais.  

Com cenários surpreendentes e o uso da técnica dramática, que criam uma produção emocionante sobre a electricidade.

A história que será encenada é contada pelo director do Museu da EDP, Eduardo Moura.

“É sobre uma miúda que tem um carrossel de brincar e se avaria. Procura alguém para o arranjar mas estamos numa sociedade em que já ninguém arranja nada. Vai ficando frustrada e acaba por se zangar com a sociedade. Um cientista procura uma solução para a crise energética e encontra a miúda, que fica sozinha numa sala de comando de uma central e vinga-se da sociedade manipulando a energia. Dá-se o caos e a sociedade apercebe-se da importância de um consumo sustentável. Isto acontece num cenário fantasioso e de fortes efeitos pirotécnicos.”

Este espectáculo foi exibido no passado fim-de-semana no Museu da Electricidade em Lisboa, e agora Mirandela.

Dois espectáculos únicos no nosso país.

“Mirandela foi mais um contexto surpresa, porque várias pessoas se aperceberam que era um disparate isto ficar só em Lisboa. Ainda por cima uma cidade afastada do litoral, que merece ser premiada com este espectáculo.”

Um projecto do Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua e do Theater Titanick (companhia de Teatro Alemã) com o financiamento da fundação EDP.

O que equivale dizer que fica a custo zero à autarquia de Mirandela, como confirma o presidente da Câmara, José Silvano.

“Nem em publicidade, nem convites, nem pagamentos extra. Apenas ajudamos na cedência do espaço e na montagem com os técnicos e trabalhadores.”

 

O cenário deste espectáculo é composto por uma máquina de fazer electricidade (uma torre com 12 metros de altura), um aglomerado de casas, uma cabana alpina, construções de aço e um espelho parabólico.

Em Mirandela, no parque da Ribeira de Carvalhais, Sexta-feira e Sábado, a partir das 22 horas.

Escrito por CIR