Sex, 28/01/2011 - 11:29
A compota é destinada a lojas gourmet, mas pode ser encontrada em lojas tradicionais da região e está a ser promovida na edição deste ano da Feira da Caça e do Turismo de Macedo de Cavaleiros.
A Cooperativa Soutos os Cavaleiros aproveitou a Feira da Castanha de 2009, em Lamas, para testar a aceitação do público a este produto, que deriva da transformação da castanha. Passou no teste e isso aguçou o apetite da cooperativa, que decidiu apostar na produção. Os 450 frascos do ano passado esgotaram, por isso este ano, pelo menos um milhar de exemplares chega ao mercado.
“Foi um projecto-piloto que correu bem. Não comercializámos, mas apresentámo-la em eventos e feiras e teve muito boa aceitação. Este ano decidimos produzir mais e investir no mercado. Os frascos do ano passado foram rapidamente vendidos e assim decidimos fazer em quantidades maiores e mais tarde, para o fruto estar mais maturado e mais doce.”
Paulo Silva, técnico da Câmara ligado à Soutos os Cavaleiros, refere que a compota de castanha está mais vocacionada para lojas gourmet, embora vá estar à venda também em algumas lojas tradicionais da região.
“Está mais indicada para mercearias finas e lojas gourmet, mas qualquer tipo de mercado, como lojas de produtos regionais, pode adquiri-la. Quem quiser adquirir compota pode contactar a cooperativa e lojas de produtos regionais da região: Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Moncorvo e Vila Real.”
A compota já está a ser distribuída por estas lojas da região e até domingo está também à venda na Feira da Caça e do Turismo de Macedo de Cavaleiros.
Escrito por CIR