Sex, 25/09/2009 - 09:52
Quem o admite é o próprio agrupamento de Escolas Augusto Moreno, em Bragança, que já tem em funcionamento um plano de contingência.
Já foi apresentado aos pais e encarregados de educação.
Ao nível da prevenção, já foram colocados dispositivos com soluções alcoólicas, na escola sede que também já tem uma sala apetrechada para isolar eventuais casos de vírus H1N1.
No entanto, as escolas do primeiro ciclo, sobretudo as do meio rural, não estão preparadas para isso.
“Em muitas escolas como a nossa não há condições. Nós temos a sorte de isto ter sido uma escola superior e ter muitos gabinetes porque, normalmente, as escolas tradicionais e antigas não têm. Terá de se arranjar um espaço para o aluno ficar”, disse Emília Estevinho, directora do Agrupamento de Escolas Augusto Moreno. A mesma responsável acrescenta que vai ser fornecido material escolar aos alunos que tenham de ficar em casa a recuperar da gripe.
“O que nós queremos é colocar essas informações na internet. Depois os pais têm de olhar para o que os meninos têm nos sumários, ver qual o conteúdo e os exercícios de aplicação. Também poderá haver muitos pais sem internet em casa mas vamos disponibilizar as mesmas fichas na reprografia das escolas.”
Os pais mostraram-se mais descansados por saberem que a escola tem um plano de contingência, mas manifestam-se pouco preocupados com a possibilidade de haver um contágio.
“Não estou porque estou bastante informada e acho que é uma gripe como outra qualquer”, revela Fernanda Tabuada. Já Rosa Sobral assegura que sempre incutiu nos seus filhos “hábitos de higiene, como lavar as mãos, não espirrar directamente para as mãos”.
Ainda assim houve quem tivesse adquirido desinfectantes para os filhos levarem para escola.
Foi o caso de Adelaide Dias.
“Ao meu filho disse-lhe para passar a solução nas mãos antes de ir comer à cantina. Mas quando chegou aqui já tinha e a directora de turma já tinha estado a dar todas as explicações. Foi tudo direitinho.”
O Agrupamento de Escolas Augusto Moreno, em Bragança, já está a aplicar o plano de continência da Gripe A.
Escrito por Brigantia