Escola Emídio Garcia repete triunfo nas Olimpíadas de Química

PUB.

Qui, 04/02/2010 - 10:20


A Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança, venceu pela segunda vez consecutiva a fase regional das Olimpíadas de Química. A eliminatória da quinta edição disputou-se ontem no Instituto Politécnico de Bragança e participaram 21 equipas compostas por três elementos cada quatro escolas secundárias do distrito.  

Maria Inês Borges, Ricardo Rodrigues e João Bragada, alunos da Emídio Garcia, foram os primeiros classificados.

“A prova tinha uma série de perguntas, relacionadas com o décimo. Depois, eram perguntas de escolha múltipla e de cálculo”, conta Maria Inês. Ricardo Rodrigues diz que foi “relativamente fácil”, enquanto João Bragada destaca o “esforço da equipa”.

Vão agora representar o distrito na semi-final nacional que se realiza no Porto a 13 de Março.

Teresa Pinto, professora de físico-química na Secundária Emídio Garcia, explica o sucesso dos alunos nestes dois anos.

“Gostam da química, entusiasmam-se e gostam de vir a esta prova. Este ano tivemos de seleccionar alguns alunos que estavam bastante interessados. Para a semi-final tentam preparar-se para ganhar também e ganhar um prémio para participar nas finais.”

É o caso de um aluno de venceu a fase regional no último ano e que vai participar nas olimpíadas internacionais.

Um exemplo de sucesso destacado por Joana Amaral, coordenadora da prova regional.

“Foi um aluno que tivemos pela terceira vez. Teve um desempenho muito bom, a equipa dele foi apurada na semi-final do Porto. Na final, em que os alunos concorrem individualmente, foi um dos apurados e está na equipa que faz a preparação na Universidade de Aveiro para ir às Olimpíadas Internacionais Ibero-americanas.”

 

Para além da Escola Emídio Garcia, o distrito vai ainda ser representado na semi-final nacional por alunos da Escola Miguel Torga de Bragança e a EB 2/3 + S de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por Brigantia