Escola de Pais chega a Alfândega da Fé em Fevereiro

PUB.

Qua, 30/12/2009 - 09:24


Depois de Bragança, a Escola de Pais vai arrancar em Fevereiro em Alfândega da Fé. É o segundo concelho do distrito a receber esta acção dirigida a pais de crianças com necessidades educativas especiais.  

Inicialmente pensou-se em avançar com as formações em simultâneo, mas depois optou-se por fazer de forma faseada.

“Em Bragança, acabou agora em Dezembro e agora esperamos mais um mês para descansar e depois recomeçamos em Alfândega em Fevereiro” adianta coordenadora da Escola de Pais. “Estamos a começar com as inscrições, mas já tínhamos pessoas interessadas” refere Celmira Macedo, acrescentando que “a escola avançará com 25 pessoas, mas penso que esse grupo já está assegurado porque não se dirige só a pais, mas também a professores e profissionais de saúde”.

 

A responsável faz um balanço positivo do arranque desta iniciativa em Bragança. “Correu muito bem, demorou oito meses e os formandos compareceram sempre, raramente faltaram” refere. “Há um blog na internet onde os formandos colocaram os seus testemunhos”.

 

Celmira Macedo espera levar este projecto a todos os concelhos do distrito de Bragança. “Tem é de haver vontade das câmaras municipais, juntas de freguesia, ou centros de saúde” considera, reforçando que “se houver esta vontade, acredito que conseguimos cobrir o distrito todo” mas “tem de haver vontade por parte das instituições para nos ajudarem na compra de materiais que são precisos”.

 

Em Alfândega da Fé existem cerca de 60 crianças com necessidades educativas especiais.

A Escola de Pais deve seguir depois para Vimioso e Vila Nova de Foz Côa.

Escrito por Brigantia