Escola de Pais arranca em Alfândega da Fé

PUB.

Ter, 09/03/2010 - 09:24


A escola de pais está a ter um sucesso inesperado em Alfândega da Fé. Depois de terminada a formação em Bragança, dedicada a pais de crianças com necessidades educativas especiais, já começou a segunda edição da formação, com duas turmas em simultâneo, e que contabiliza 60 inscrições.  

Segundo a coordenadora do projecto, esta formação não se destina apenas aos pais, mas também “para técnicos de saúde e da área social, professores e educadores”.

Ao todo são cerca de 500 as famílias do distrito de Bragança que têm elementos com necessidades educativas especiais. Mas Celmira Macedo diz que pode haver ainda mais casos que não estão referenciados. “Faltam alguns números da intervenção precoce” afirma, acrescentando que no conjunto de pessoas com necessidades especiais se incluem “crianças referenciadas pela escola, com mobilidade reduzida, autismo, síndrome de down e problemas de linguagem”.

 

São duas turmas com formação em simultâneo, às sextas-feiras, mas estão ainda em aberto inscrições para uma terceira turma, que deverá arrancar em Outubro.

Depois deve ainda estender-se a outros concelhos do distrito de Bragança. “Já temos o apelo de outros concelhos interessados. Temos em espera Vinhais, Vimioso e Vila Nova de Foz Côa”.

 

A coordenadora da Escola de Pais no distrito de Bragança diz que a primeira acção de formação, realizada na capital de distrito, foi muito positiva, o que vai possibilitar continuar a implementar o mesmo conceito nos restantes cursos.

“Eu tinha uma formanda que me diz que antes tinha de tomar anti-depressivos e agora já não toma e isso é um sinal que a base da escola de pais que era a educação emocional funcionou bem” considera.

 

A formação da escola de pais tem a duração de 50 horas.

Nesta altura ainda estão abertas inscrições para uma terceira turma a abrir em Alfândega da Fé.

Escrito por Brigantia