Equipas multi-disciplinares combatem alcoolismo no distrito

PUB.

Qua, 18/02/2009 - 08:14


A luta contra o alcoolismo faz-se com sucesso nos centros de saúde do distrito de Bragança. A sub-região aposta em equipas multi-disciplinares para obter melhores resultados.    

Para já a valência existe nos centros de saúde de Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros e Mirandela.

Para breve está a abertura destas consultas de combate ao alcoolismo também em Miranda do Douro.

 

O primeiro objectivo é a prevenção primária e intervenções breves.

Um trabalho que é desenvolvido em todos os centros de saúde do distrito de Bragança.

Ana Isabel Ribeiro, responsável pela equipa de alcoologia do centro de Saúde de Macedo de Cavaleiros, esclarece que o trabalho é feito através do médico e enfermeiro de família e “pretende-se que haja uma consciência por parte destes profissionais sobre do problema e que se faça uma espécie de rastreio” em que o utente é questionado acerca do consumo de álcool e depois “é-lhe atribuído um nível de risco em função do qual é feita a intervenção”.

 

De seguida as consultas tornam-se mais específicas.

São dadas por equipas multidisciplinares, ou seja, vários profissionais contribuem para o combate ao alcoolismo num mesmo doente.

“O acompanhamento pode ser feito só através do médico de família mas se houver questões associadas recebe apoio da assistência social, psicologia ou nutrição” conforme os casos.

 

Estas consultas específicas funcionam, com todos os profissionais, nos centros de saúde de Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros e Mirandela e espera-se para breve a abertura também em Miranda do Douro.

Por Macedo, o serviço é recente.

Tem neste momento cinco utentes, mas o trabalho mais difícil é convencer o utente que sofre da doença. “Tratando-se de uma dependência, é um trabalho complicado ao nível da motivação porque há a negação de que há um consumo abusivo” refere Ana Isabel Ribeiro salientando que “está a ser aberto caminho para o encaminhamento para as consultas”.

 

Negação do abuso de bebidas alcoólicas, recaídas e falta de motivação são os principais entraves, mas as equipas multi-disciplinares são, segundo Ana Isabel, a melhor solução.

Combatem todos os possíveis problemas e desempenham de forma mais eficaz o trabalho, que antigamente era feito apenas por um médico e um enfermeiro.

Escrito por CIR