Episódios de ajuntamento de jovens estudantes preocupam PSP de Bragança

PUB.

Seg, 25/05/2020 - 10:35


Vários jovens, em Bragança, têm estado a juntar-se para conviver, formando grupos de várias pessoas e quebrando assim as regras de distanciamento da Direcção-Geral de Saúde

Na sexta-feira à noite a PSP viu-se obrigada intervir e teve mesmo que expulsar da zona do Polis um grupo com mais de 50 jovens. Segundo José Neto, comandante da PSP de Bragança, há falta de informação acerca das regras a cumprir, sendo que a preocupação passa pela proximidade entre as pessoas e a partilha de copos e garrafas. “Na sexta-feira e durante o fim-de-semana, tivemos episódios de jovens estudantes que, aproveitando este desconfinamento e talvez alguma desinformação, que vamos acautelar, se tentaram juntar na zona do Polis. Aquilo que mais nos preocupou, quanto às regras de partilha, estavam um bocadinho descuidados, estando a tentar bebidas alcoólicas e partilhado garrafas e copos entre eles, com alguma música à mistura. Já tínhamos previsto que isto acontecer e, por isso, tínhamos um efectivo dirigido para esta e outras situações. À nossa abordagem, todos eles acataram e dispersaram, regressando, rapidamente às suas habitações”.

Estes episódios têm-se repetido e, por isso, o comandante assegura que será reforçado o policiamento. “Vamos reforçar o nosso policiamento nestes contextos. Esta noite houve uma nova tentativa de ajuntamento, de um grupo mais pequeno de jovens estudantes, que, à nossa chegada, rapidamente dispersaram. Isto leva-nos a ter a necessidade de uma presença mais efectiva, sobretudo nos fins-de-tarde e inícios de noite. Maioritariamente, não são brigantinos, são estudantes do IPB, de várias nacionalidades, com uma grande parte dos PALOP”.

Nos últimos dias, a afluência à Barragem de Gostei, que dista seis quilómetros da cidade, também tem crescido. Apesar de já não ser área de intervenção da responsabilidade da PSP, José Neto garante que já tomou conta da ocorrência. “Tivemos notícia disso. Iremos hoje conversar e articular com a GNR e iremos perceber, sobretudo, qual foi o meio de transporte para o local, porque aí podemos ajudar e limitar essa circulação. A ser verdade, as notícias que temos, houve um operador turístico que terá disponibilizado uma viatura e houve alguma desconformidade no que toca às regras obrigatórias para transporte público”.

A PSP de Bragança vai reforçar o policiamento de forma a desencorajar este tipo de ajuntamentos.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves