Qua, 05/02/2025 - 15:46
Em resposta à Rádio Brigantia, a Entidade para a Transparência esclareceu que o ex-secretário de Estado enviou “mensagem de correio eletrónico” a “um/a técnico/a superior, apenas no dia 6 de janeiro de 2025, imputando informações telefónicas – que se não confirmam”.
Salientou ainda que este contacto “não originou, contudo, qualquer parecer remetido ao titular” e a existir um parecer “haveria o mesmo de ser assinado pelos respetivos membros para vincular a Entidade”, o que não aconteceu, segundo a Entidade para a Transparência.
Hernâni Dias foi, ontem, ao Parlamento esclarecer a constituição das duas empresas que levaram à sua demissão do cargo de secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território.
Disse que agiu de “boa-fé” e que contactou a Entidade para a Transparência “antes de constituir as empresas” para perceber se como membro do Governo permitia essa constituição, afirmando que lhe foi dado uma “resposta afirmativa”.
Sabe-se agora que o contacto só foi feito a “6 de janeiro”, três meses depois de já ter constituído as empresas. Além disso, não houve qualquer parecer vinculativo da Entidade para a Transparência.
A Entidade para a Transparência esclareceu ainda que as declarações de Hernâni Dias estão "em verificação".
Escrito por Brigantia