Enfermeiros outra vez em greve

PUB.

Seg, 29/03/2010 - 09:30


Dois meses depois da última acção de luta, os enfermeiros estão de novo em greve. Uma paralisação que vai durar quatro dias, entre hoje e quinta-feira.  

Telmo Afonso, do Sindicato de Enfermeiros do Norte, diz que esta greve se deve à teimosia do ministério da saúde.

“As reuniões efectuadas com o ministério da Saúde não tiveram resultados. A afirmação da posição do sindicato quanto À carreira e às remunerações continuam sem ser satisfeitas”, diz, esclarecendo que os enfermeiros “não se queixam de ser mal pagos”. “Queremos uma actualização da remuneração e ser equiparados a outros licenciados. Temos enfermeiros licenciados que não estão a receber como tal”, esclarece.

 

O dirigente sindical espera uma forte adesão dos enfermeiros do distrito de Bragança e antevê dificuldades, nomeadamente nos centros de saúde e cirurgias programadas.

 “Penso que está na hora de os enfermeiros mostrarem a sua força. É que para além do posicionamento da carreira de técnico superior, também tem a ver com enfermeiros especialistas, que ainda não está definido como vão ser enquadrados na nova carreira, os ratios de enfermeiros e o que diz respeito à do enfermeiro principal e do gestor administrador. Eu penso que os enfermeiros vão mostrar a força perante o ministério”, diz.

Telmo Afonso garante que os serviços mínimos estão assegurados mas pede a compreensão da população para esta luta dos enfermeiros.

 “A população em geral tem de entender a nossa luta, que visa também melhorar os cuidados Às pessoas. Temos pessoas desmotivadas em fazer formação, porque depois não são compensadas. Mas quem tem situações emergentes ou urgentes, claro que não vão deixar de ser atendidas porque os serviços mínimos vão ser salvaguardados.”

Esta greve dos enfermeiros começa hoje, às 14 horas, e prolonga-se até às 8h00 da próxima quinta-feira. 

Escrito por Brigantia