Enfermeira agredida no centro de saúde de Vila Flor

PUB.

Qui, 14/02/2008 - 14:57


Uma enfermeira e uma auxiliar do Centro de Saúde de Vila Flor foram agredidas por um utente durante a madrugada de quarta-feira. As duas profissionais, que estavam sozinhas no Serviço de Atendimento Permanente (SAP), tiveram mesmo de sair pelas traseiras do edifício para chamar a GNR.

Por volta das duas da manhã, um casal com cerca de 20 anos de idade, que teria problemas conjugais, chegou ao centro de saúde para ser atendido e o homem já apresentaria um comportamento alterado. “Aparentemente se tratava de uma situação de alguma conflitualidade entre o casal” refere a coordenadora da sub-região de saúde de Bragança já que a mulher terá pedido para ser atendida em privado, situação que terá agradado ao companheiro.

“Foi uma orientação que ela lhe deu de abandonar o consultório a pedido da mulher” afirma Berta Nunes, que fez despoletar a agressividade do indivíduo dado que a enfermeira de serviço não lhe permitiu a entrada no gabinete, fazendo valer a vontade da jovem. Os insultos verbais transformaram-se em agressões físicas no momento em que a enfermeira tentou pegar no telefone para chamar a GNR. As duas profissionais tiveram de sair do centro de saúde pelas traseiras e deslocar-se ao posto da GNR de Vila Flor, numa viatura própria.

Ao que a Brigantia apurou ainda não foi apresentada queixa contra o alegado agressor, oriundo de Matosinhos. Ainda assim, a coordenadora da sub-região de saúde de Bragança garante que “vai prestar todo o apoio jurídico às vítimas de forma a que o indivíduo seja, eventualmente, punido”. Berta Nunes realça que “são situações bastante raras e nada típicas da nossa região” e segundo ela “a última agressão deste tipo foi há cerca de 10 anos”.