PUB.

Encontro de Jovens Investigadores do IPB dá a conhecer investigação dos alunos

PUB.

Sex, 06/12/2019 - 10:17


Os alunos, dos vários ciclos do ensino superior, do Instituto Politécnico de Bragança, tiveram, ontem, oportunidade de dar a conhecer os trabalhos de investigação que estão a desenvolver no âmbito dos seus estudos académicos

Além de se mostrar o que é criado nos diferentes domínios técnico-científicos, segundo Anabela Martins, pro-presidente da instituição, o objectivo do Encontro de Jovens Investigadores é também incentivar a discussão interdisciplinar entre as diferentes áreas, promovendo o intercâmbio de ideias entre os estudantes. "O objectivo é que os alunos se apercebam que há colegas envolvidos em investigação, que eles próprios também se podem envolver e que não existe só a área em que cada um trabalha. Foram submetidos 249 resumos de trabalhos nas várias áreas de investigação".

Este encontro serve para troca de informação, na opinião de Óscar Mateus, do doutoramento em ciências veterinárias, que apresentou um estudo sobre tratamentos hormonais em pequenos ruminantes. "Existem várias coisas que podem ser até complementares e podem dar algumas indicações na investigação de outros, da mesma forma que informações da investigação de outros pode dar contributo nas nossas".

Já para Rui Silva, do mestrado em tecnologia de ciência animal, com um estudo sobre inseminação, a iniciativa serve para se saber o que os outros alunos vão conseguindo fazer. "é importante porque nem sempre nos conhecemos. 80% das vezes estamos metidos nos laboratórios, no nosso canto, e está é a forma de sabermos o que está a ser feito pelos colegas".

E o contacto com outras áreas é enriquecedor, isto na opinião de Franciéli Sardet, que no Brasil frequenta uma licenciatura em matemática. A aluna de erasmus desenvolveu um jogo de iniciação à docência. "Eu acho que a oportunidade de estar aqui no IPB é muito enriquecedora porque vai contar muito para o meu currículo como iniciação científica. O evento é muito bom porque há contacto com outras áreas".

Quanto a João Paris, de mestrado em gestão das organizações, apresentou um projecto de consultoria, para implementar práticas de gestão de processo. O aluno acredita que esta partilha melhora conhecimentos. "Assim como mostrar e entender o que os colegas estão a fazer, a disseminação do conhecimento faz com que a comunidade evolua mais rápido porque se evita cometer erros que os colegas demonstram e optamos por decisões mais acertivas".

As apresentações decorreram ontem, na Escola Superior Agrária do politécnico de Bragança. Esta foi já a sexta edição do Encontro de Jovens Investigadores.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves