Encerramento da linha do Tua é “boato” segundo autarca

PUB.

Ter, 02/02/2010 - 11:19


O troço da Linha do Douro entre as estações de Foz-Tua e Pocinho só vai reabrir à circulação de comboios no próximo mês de Abril. Segundo uma fonte da Refer, os trabalhos de reparação estão demorar mais que o previsto inicialmente dada a complexidade da empreitada.  

A circulação está suspensa desde a manhã do dia de Natal do ano passado, devido a uma derrocada de pedras que destruiu cerca de 30 metros da linha e que obrigou a trabalhos complexos para retirar os obstáculos e tornar a zona segura.

Entretanto, têm corrido rumores de que estaria ser preparado o encerramento definitivo da linha do Douro entre o Tua, em Carrazeda de Ansiães, e o Pocinho, em Vila Nova de Foz Côa.

Rumores que até davam conta de que a informação até já teria sido prestada pela Refer aos autarcas da zona de abrangência da via.

Não passam de boatos, nota o presidente da Câmara Municipal de Foz Côa, Gustavo Duarte:

“Não tenho conhecimento absolutamente nenhum, não houve contacto com a Refer. Logo quando houve o desmoronamento, o tempo previsto seriam três meses. Está previsto que a reabertura seja no início de Abril. O resto são boatos.”

A reabertura da linha entre Foz-Tua e Pocinho está então prevista para o início de Abril. Até lá prosseguem os trabalhos de reparação da via e a estabilização das escarpas envolventes.

Entretanto, o autarca de Foz Côa adianta não ter mais informações sobre a intenção do Governo reabilitar a linha entre o Pocinho e Barca de Alva, encerrada há 21 anos.

Gustavo Duarte esperançado em voltar a ver apitar os comboios entre o Pocinho e Barca de Alva.

Escrito por CIR