Empresa ligada à robótica sediada no Brigantia Ecopark em Bragança financiada em 10 mil euros

PUB.

Ter, 28/09/2021 - 08:46


A Start Up BBOTIX, sediada no Brigantia Ecopark, em Bragança, viu aprovada uma candidatura de 10 mil euros pelo Centro Europeu de Inovação e Tecnologia

Esta pequena empresa inovadora está a desenvolver produtos robóticos para crianças e pretende colocá-los ao acesso de todos nas escolas. Com este financiamento, o objectivo é colocar no mercado alguns dos produtos que têm vindo a testar.

“Como estamos na fase de testes e início da produção, a nossa ideia é investir esse dinheiro tanto no nosso projecto-piloto dentro das escolas, como no início da produção. A ideia é começar dentro do Brigantia Ecopark criar uma pequena produção para colocar os produtos no mercado”, explicou um dos sócios da BBOTIX, Lucas Azevedo.

Em fase de conclusão têm já uma aplicação, que consiste num jogo de estimulação para os mais novos.

“A aplicação já está mais avançada. A ideia é que seja lançada no mercado nos próximos dois meses, estamos a finalizar a parte do design e da experiencia do utilizador, e logo estará no mercado”, acrescentou.

A BBOTIX foi criada em Fevereiro do ano passado ao abrigo do programa START-UP Voucher, do IAPMEI, Agência para a Competitividade e Inovação. Lucas Azevedo tirou Mestrado em Engenharia Industrial no Instituto Politécnico de Bragança e não quis deixar a cidade. Apostou na tecnologia devido às falhas no mercado.

“Vi essa necessidade de ter uma ferramenta que fosse fácil e simples, que não fizesse com que a criança se frustrasse ao tentar criar algo novo. Então tendo em conta que as crianças precisam de ter contacto com a tecnologia e saberem desenvolver-se a partir dela e a falta de ferramenta que existiam no mercado foi de onde surgiu a ideia de criar a BBOTIX”.

BBOTIX está instalada no Brigantia Ecopark, em Bragança. Recentemente recebeu 10 mil euros do Centro Europeu de Inovação e Tecnologia para colocar no mercado os produtos que tem vindo a desenvolver na área da tecnologia e robótica para crianças.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais