Emigrantes preocupados com o regresso a Bragança

PUB.

Ter, 28/07/2020 - 09:13


A pandemia não está a impedir o regresso dos emigrantes, nesta altura do ano, ao país que os viu nascer.

As saudades falaram mais alto e mesmo com algum receio e preocupações, a família parece estar em primeiro lugar. Carlos Sá é camionista em Paris e vem com a esposa e filhos já no próximo fim-de-semana, mas as férias já não vão ser as mesmas.

“Já mudamos os hábitos porque, normalmente, quando vamos de férias vamos sempre para casa de familiares e este ano decidimos ficar numa casa à parte para evitar estar mais em contacto com eles. Também tínhamos um baptizado programado para o mês de Agosto e adiámos, porque era muito gente e nem as pessoas se iam sentir à vontade, nem nós”, contou Carlos Sá.

A esposa de Carlos Sá é profissional de saúde na linha da frente no combate ao novo coronavírus. Ana Gonçalves é enfermeira, em Paris, e admitiu ter sido “muito complicado” e com grande desgaste psicológico trabalhar nestas condições.

“O mais complicado era entrar em casa, sabermos que tínhamos os nossos filhos e a nossa família e podermos trazer o vírus sem dar conta”, disse, acrescentando que tomara a decisão de vir de férias recentemente.

Como Ana Gonçalves, também Carlos Madureira é enfermeiro em Paris. Mas contrariamente já veio passar férias e regressou a França há uma semana. Esteve em casa dos avós, mas fez o teste ao novo coronavírus antes de vir.

“Não estava com a minha família há sete meses e da parte deles não senti receio nenhum e da minha parte também não, porque as saudades eram demasiadas. Por outro lado, senti bastante receio de algumas pessoas, ainda por cima falando por vezes da experiencia que tinha vivido. As pessoas davam um passo atrás com um pouco de receio. Tive certos amigos que não consegui ver também porque tinham receio de contaminar os familiares”, relatou.

O casal de emigrantes, em França, vai fazer teste à Covid-19 antes vir como medida preventiva. Carlos Madureira, emigrante, igualmente em França, antecipou as férias para Julho devido à pandemia e também foi testado antes de vir.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais