Educação, acessibilidades e agricultura marcaram debate com os candidatos à câmara de Vimioso

PUB.

Qua, 08/09/2021 - 11:16


Debate, promovido pela Rádio Brigantia e Jornal Nordeste, aconteceu ontem à noite e pôs frente a frente Jorge Fidalgo (PSD) e Vítor Pires (PS)

Jorge Fidalgo, candidato pelo PSD e actual presidente da câmara municipal, adiantou que Vimioso, que não tem ensino secundário, vai ter ensino profissional a partir do 10.º ano. Ainda assim continua a reclamar que o concelho tenha oferta até ao 12.º ano, até porque é obrigatório. “Se o Governo tem um programa 'Regressar', para Vimioso tem um programa 'Sair'... saiam com 15 anos porque aqui não têm oportunidade de estudar. Isto não pode acontecer. Pela primeira vez na história de Vimioso, vamos ter uma turma de ensino secundário, ainda que de ensino profissional. Ao final do dia, esses dez ou 12 alunos vão poder regressar a suas casas e ficar no conforto das suas famílias. Há a possibilidade, até ao final do mês, de podermos ter um curso CTESP do IPB”.

O candidato prometeu ainda que as famílias vão contar com creche gratuita a partir do próximo ano, que se junta a outros apoios já atribuídos pelo município na área da educação.

Por sua vez o candidato do PS, Vítor Pires, além de defender ensino secundário no concelho, propôs a criação de uma universidade sénior, “uma vez que o concelho tem uma população mais envelhecida”. “Seria uma forma de tornar o envelhecimento activo mais atractivo. Seria um factor relevante ter condições para que os nossos idosos e alguns que pudessem regressar ter uma universidade sénior”.

A estrada entre Carção e Vimioso, de ligação à A4, também foi tema trazido a debate. Jorge Fidalgo avançou que o projecto deverá ser aprovado ainda este mês e apesar de lamentar não estar incluída no Plano de Recuperação e Resiliência acredita que, através de uma reprogramação, se concretize nos próximos anos. “Isto foi um murro no estômago. A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes indicou como primeira prioridade, nas rodovias, esta ligação, depois a de Vinhais e só depois as outras. Tenho cada vez mais confiança que a ponte será feita porque tem projecto aprovado e pode entrar em obra já no próximo ano. As outras, que quero que sejam feitas, não têm sequer projecto”.

Não havendo uma garantia de que a ponte sobre o rio Maçãs será feita, também o candidato do PS admite que será prioritário lutar pela ligação. “Um dos principais pontos da nossa candidaturas passa por dar prioridade a essa ligação. Este é, sem dúvida alguma, o ponto mais importante, neste momento, para o futuro de Vimioso. É imperativa e totalmente necessária para que as acessibilidades do concelho possam contribuir para o salto de Vimioso”.

No que diz respeito ao sector agrícola, o candidato do PSD destacou projectos de investimento no regadio. “Temos já, com garantia de financiamento, um investimento de mais de quatro milhões de euros num regadio em Santulhão. Concluímos o regadio tradicional em Avelanoso, onde multiplicamos por 20 vezes a retenção de água. Estamos a concluir o regadio tradicional em Angueira e estamos a estudar outros potenciais locais de regadio”.

A candidatura do PS encabeçada por Vítor Pires também defende uma aposta na agricultura do concelho e a criação de um matadouro em Vimioso, junto à unidade de transformação da carne mirandesa. O candidato sustentou ainda que a câmara deveria ter dado um maior apoio para ajudar a ultrapassar os problemas causados pela pandemia. “Relativamente a um projecto das famosas borboletas e libelulas, eu próprio me manifestei. Não é que eu esteja contra. Todos os projectos são bem vindos. O timming em que foi apresentado é que me chocou. Estamos em plena situação de pandemia e acho que a câmara podia ter ido mais longe nos apoios”.

A dívida do município de Vimioso é de cerca de 1,8 milhões e tem vindo a ser reduzida. O próximo debate autárquico promovido pela rádio Brigantia e Jornal Nordeste tem lugar já hoje, às 21h, com os candidatos à câmara municipal de Carrazeda de Ansiães.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro