Edifício da Associação dos Socorros Mútuos dos Artistas Macedenses já tem obra concluída

PUB.

Ter, 02/04/2024 - 09:05


Já está concluída a obra da parte exterior do edifício da Associação de Socorros Mútuos de Macedo de Cavaleiros, que fica em pleno centro da cidade, e que se espera que venha a ser convertido num espaço intergeracional

A obra foi concretizada com fundos próprios da associação, refere o presidente, António Choupina. “Pusemos o telhado, fizemos a recuperação das paredes e repusemos a fachada original do prédio. Ele tinha duas montras e agora apareceram quatro portas, tal como o original. O prédio está completamente fechado em termos do seu exterior”.
A associação surgiu em 1908, por um grupo de artesãos, com a função de ajudar a população em questões sociais, que na década de 70 acabaram por ser assumidas pelo Estado Central, o que levou à sua inatividade. Está agora a renascer e a dar os primeiros passos para voltar ao ativo. António Choupina espera que até ao verão haja novidades. “No dia de São José, que é o nosso patrono, acabamos por nos juntar cerca de 35 pessoas, sendo que isto começou com 12. Dá para notar um incremento. A partir de agora, e tendo em conta esta refundação da associação, estarão em cima da mesa os passos seguintes. Um deles é a legalização perante a tutela”.

A direção da associação quer voltar a ter um papel mutualista.
A Associação de Socorros Mútuos de Macedo de Cavaleiros celebrou 115 anos em 2023.

Escrito por Onda Livre (CIR)