Douro Superior recupera ideia de loja de produtos transmontanos no litoral

PUB.

Seg, 01/03/2010 - 10:45


A Associação de Municípios de Douro Superior vai ter uma loja de produtos locais no Porto ou em Gaia. A ideia já é antiga mas foi agora recuperada por Moraes Machado, o presidente da Câmara Municipal de Mogadouro.  

“Já há um projecto aprovado em assembleias municipais para um projecto desses em Gaia ou no Porto. Tivemos espaços cedidos por Filipe Menezes [presidente da câmara municipal de Gaia] e Rui Rio [presidente da câmara municipal do Porto], nas baixas de Gaia e do Porto. Mas por razões alheias à minha vontade, ficou de se fazer o plano de recuperação do edifício que Gaia nos cedeu. Um dos municípios ficou de fazer esse plano e não fez. Mas vou recuperar a ideia com os novos presidentes da câmara que foram eleitos e apresentá-la à Associação de Municípios do Douro Superior.”

Para além de Mogadouro, estarão envolvidos neste projecto Vimioso, Miranda do Douro e Freixo de Espada à Cinta, para além da inclusão ainda de Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa.

Municípios que integram uma região cada vez mais desertificada e com dificuldades de desenvolvimento.

Mas Moraes Machado defende que cabe à população e não às câmaras apresentar novos projectos.

“as câmaras não têm de conseguir tudo no que diz respeito a desenvolvimento. Quem tem de conseguir é a população, as associações, que devem apresentar projectos e certificar os seus produtos bem como procurar na câmara um apoio. Em Mogadouro, por exemplo, a câmara não pode construir um hotel. Mas pode ceder o terreno e isentar as empresas de taxas”, explica.

O autarca de Mogadouro falava à margem da abertura da feira Transfronteiriça de Freixo de Espada à Cinta, inserida nas festividades das amendoeiras em flor.

Ora, Moraes Machado diz que tem que haver uma aposta na qualidade porque actualmente não há turismo das amendoeiras em flor.

“As pessoas vinham no comboio, olhavam para o lado e viam. Depois, iam embora. Isso não é turismo, é uma viagem para ver a paisagem. Queremos é turismo, que fiquem uma ou duas noites, porque apesar de as amendoeiras em flor não representar tanto quanto nós queríamos, temos outras coisas, como a etnografia, a arqueologia, o calor das populações. É isso que é preciso estimular e promover.”

As festividades das amendoeiras em flor decorrem até ao dia 14 de Março.

Escrito por Brigantia