Douro é marca turística mais apreciada

PUB.

Qua, 06/07/2011 - 09:15


As vinhas em socalcos, o rio, o património histórico, a oferta hoteleira e a gastronomia fazem do Douro uma das marcas turísticas mais apreciadas pelos portugueses. A conclusão é de um estudo feito, durante o ano de 2010, pela empresa Brandia Central para o Turismo de Portugal. 

O “Estudo de avaliação da atractividade dos destinos turísticos de Portugal Continental para o mercado interno”, realça que a paisagem do Douro – caracterizada pelo seu relevo em socalco, pelas vinhas, pelo rio e pela cor” – é a que mais seduz os portugueses.Entre as 13 regiões nacionais analisadas, a marca Douro, como imagem agregadora e distintiva, obteve a melhor classificação no universo em análise, conseguindo uma avaliação 21% acima da média nacional. O presidente da Turismo do Douro que por estes dias está no Brasil numa acção de promoção no âmbito da Meia Maratona das Cataratas do Iguaçu, sublinha a importância desta avaliação.“É um estudo que confirma a capacidade de atracção do Douro e a capacidade de resposta que o Douro tem para com os turistas em termos de satisfação” refere António Martinho, acrescentando que “no conjunto das variáveis que foram analisadas o Douro aparece em todas acima da média”.A excepção é a oferta cultural e social do Douro, que, ainda assim, está ao nível médio das restantes regiões.De resto, todas as variáveis analisadas aparecem cotadas acima da média nacional: tais como paisagem natural, a gastronomia, o património histórico, a simpatia da população local, a oferta hoteleira, a paisagem urbana e clima.Apesar das insígnias já ostentadas pelo Douro, como a de destino turístico sustentável, António Martinho assume que é preciso fazer mais.“Apesar de nós sermos Património Mundial da Humanidade ainda precisamos de dar mais visibilidade a estas componentes e a este destino enquanto destino cultural e sustentável” afirma.O estudo agora divulgado também conclui que as características paisagísticas do Douro são tão fortes que fazem distinguir a marca de todas as outras e da própria marca Norte, região que está fortemente associada ao Minho.
A marca Douro é uma das mais atractivas para os portugueses, que elegem a paisagem natural duriense como a mais arrebatadora de Portugal.

Escrito por CIR