Dois furtos de cobre durante o fim-de-semana na região (actualizada)

PUB.

Seg, 07/11/2011 - 11:19


  Foram furtados mais dois transformadores da EDP, em Bragança. Os assaltos aconteceram na madrugada de sábado. Um foi junto ao rio Baceiro, perto do Parâmio, e o outro em Donai, às portas da cidade de Bragança.

O equipamento eléctrico do Baceiro já tinha sido destruído em Setembro e tinha sido reposto na semana passada. Na madrugada de sábado o transformador voltou a ser levado pelos ladrões de cobre.Este equipamento, situado junto à EN 308-3, alimenta o sistema de captação de água do Baceiro, que abastece a cidade de Bragança. Por isso, neste momento o sistema não está a funcionar.

Para além do transformador do Baceiro, foi também furtado outro equipamento eléctrico da estação elevatória de Donai. Os furtos de cobre na região têm aumentado.

 

De acordo com o major Rui Pousa, da GNR, desde o início do ano já foram registados 70 furtos a postos de transformação e 130 furtos a metais não preciosos.

 

“Tivemos a denúncia de mais dois furtos de postos de transformação de electricidade. Sem dúvida que tem sido uma preocupação, este ano. O cobre tem preços elevados, entre os 3,5 e os 4,5 euros por quilo. Tem havido um aumento significativo do número de roubos.” 

 Os estragos causados pelos ladrões de cobre em Setembro no equipamento da autarquia ainda não foram reparados, mas a Câmara de Bragança já adjudicou o serviço para que o sistema fique operacional.

O caso já foi comunicado à GNR.

 Os furtos de equipamentos eléctricos por causa do cobre têm sido uma constante na região. O valor elevado do cobre está a dificultar o trabalho das autoridades, que já identificaram algumas pessoas ligadas a estes furtos, mas ainda não conseguiram apanhar os larápios em flagrante delito.

Escrito por Brigantia