Sex, 14/03/2008 - 09:48
Para Jorge Nunes, o presidente da câmara de Bragança, esta pode ser mais uma oportunidade de angariar fundos europeus. “A AECT tem como atribuição específica a execução de projectos que possam ser financiados pela União Europeia recorrendo ao Fundo Social Europeu” explica o autarca. “Trata-se de mais uma oportunidade para estreitar a cooperação a nível sócio económico e político tendo em vista superar fragilidades no território”, refere
O autarca acrescenta que já está a ser desenvolvido algum trabalho com vista á apresentação de projectos no âmbito da AECT. “No âmbito da Comunidade de Trabalho Bragança/Zamora temos vindo a desenvolver um plano estratégico de cooperação do qual surgirão algumas ideias para serem promovidas através deste agrupamento”, no entanto, o autarca prefere não revelar, para já, em que consistem “faremos isso no momento certo”, afirma.
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial vai ter uma sede que será instalada na cidade de Bragança “mas mais tarde pode vir a ser decidido abrir delegações noutras partes do território envolvido” afirma Jorge Nunes, adiantando que “ficará sedeado nas primeiras instalações da delegação do Banco de Portugal em Bragança que é no edifício em frente ao largo do Governo Civil”.
No mesmo edifício também vai ser instalada a sede portuguesa da Fundação Rei Afonso Henriques.