Qua, 09/10/2024 - 09:50
O meteorologista, Pedro Sousa, explica que na região são esperadas rajadas até 75 km/h, podendo chegar aos 120 km/h nas terras altas. “Em geral, acima dos 75 e nalguns sítios pode chegar aos 95km/ e nas regiões mais elevadas do distrito pode chegar aos 110/120. Relativamente à precipitação, ela também irá ocorrer mas não se justifica, para já, o aviso amarelo”.
A partir do início da tarde, as condições meteorológicas vão melhorar. “Essencialmente a partir do início da tarde sentir-se-à mesmo uma melhoria bastante rápida das condições meteorológicas, com o vento a tornar-se fraco muito rapidamente até ao fim do dia”.
Devido às previsões, a Protecção Civil colocou em estado de alerta amarelo o país. O comandante sub-regional das Terras de Trás-os-Montes, Noel Afonso, adiantou que estão a ser tomadas medidas preventivas. “Existe o risco de queda das árvores, deslizamento de terras também é possível nas áreas onde ocorreram incêndios, já que são áreas mais sensíveis e mais vulneráveis. Os serviços municipais de protecção civil estão a reforçar essa monitorização e a fazer trabalhos que ainda possam ser executados. As próprias linhas de distribuição eléctrica também são vulneráveis a esses episódios de vento intenso. Todos os agentes de protecção civil e entidades cooperantes estão já a adoptar as medidas preventivas para fazer face a estas condições meteorológicas mais adversas”.
Alerta ainda para os cuidados a ter com estruturas e evitar trabalhos que possam colocar em risco a própria vida. “Verificar as estruturas que possam ser arrastadas pelo vento, evitar as deslocações desnecessárias a essas horas em que o vento será mais intenso e evitar trabalhos que, de alguma forma, coloquem em risco, pela sua natureza, como os andaimes das obras, as estruturas, as gruas, todo esse tipo de estruturas que podem sofrer alguma reacção ao vento é de evitar nesse pico”.
O vento começará a abrandar no final da tarde de hoje. Para amanhã a precipitação já se prevê que seja fraca, mas na sexta-feira há um novo agravamento das condições meteorológicas. É prevista precipitação, por vezes forte, acompanhada de trovoada.
Escrito por Brigantia