PUB.

Distrito de Bragança foi o que registou menor número de vítimas de violência doméstica em 2021

PUB.

Ter, 29/11/2022 - 08:51


O distrito de Bragança registou um total de 19 vítimas e o de Vila Real 215

O relatório da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a APAV, contabilizou, em território nacional, 9275 vítimas deste crime, das quais 82,3 % são mulheres.

10 308 mulheres foram vítimas de crimes e outras formas de violência em Portugal, a maioria entre os 18 e os 64 anos. Por dia, a APAV apoiou uma média de 28 mulheres e raparigas.

Os relatórios da associação relativos aos dados de 2021 foram divulgados no Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, que se assinalou na sexta-feira.

Por Macedo de Cavaleiros decorreram algumas iniciativas, organizadas pela junta de freguesia, com o objectivo de tentar sensibilizar a comunidade para a problemática, seja para evitar ocorrências como para incentivar a sua denúncia.

“Quero acreditar que com este pequeno evento conseguimos ajudar pessoas, nem que tenha sido apenas uma, já valeu a pena. Infelizmente temos alguns números de violência no nosso concelho, principalmente doméstica, não só contra mulheres mas também contra homens. Enquanto junta de freguesia encaminhamos as pessoas, temos contactos com várias instituições e entidades que podem dar apoio”, referiu o presidente, Sérgio Borges.

As actividades começaram com uma caminhada pela cidade, para a qual os participantes foram convidados a vestir uma peça de roupa branca, que representou não só reconhecimento da violência que existe contra as mulheres, mas também a esperança de um futuro melhor.

Quem participou diz compreender a importância de sensibilizar para a problemática mas também o papel activo que cada deverá ter quando confrontado com episódios de violência.

“Acho que é uma acção de sensibilização importante pois toda a gente conhece um caso de violência, no mínimo, e o feedback da família e pessoas próximas é sempre assustador. Por isso acho que há muito trabalho pela frente”, referiu uma participante.

Quando era mais pequena e morava na aldeia, assisti a um senhor bater na esposa, mas foi a única vez que vi. No entanto, se assistir a algum caso, sei que devo intervir e não ficar quieta. Além da caminhada, do programa fez ainda parte um workshop de “Dicas de Maquilhagem”, foi feita uma projecção de vídeos e uma tertúlia.

O Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres foi instituído pela ONU e é assinalado todos os anos a 25 de Novembro.

Escrito por Onda Livre (CIR)