PUB.

Distrital do PSD contra encerramento de escolas

PUB.

Sex, 11/06/2010 - 09:26


A comissão política distrital do PSD vai opor-se ao encerramento de escolas primárias na região com menos de 21 alunos. O presidente da estrutura já tinha anunciado esta posição enquanto autarca de Mirandela, mas ontem na festa do partido, em Moncorvo, José Silvano anunciou que o PSD não aceita o fecho dos estabelecimentos de ensino sem o consentimento das câmaras municipais.  

“A distrital está contra este encerramento de escolas” porque “o que se está a passar é uma medida avulsa que vem contrariar o reordenamento que estava nas cartas educativas” explica.

“As escolas que tiveram de fechar ou é com o acordo das câmaras e das juntas de freguesia ou nós seremos frontalmente contra porque vem desertificar as aldeias e pôr em causa o planeamento que se fez com o ministério há um ano e meio” e que previa o encerramento das escolas apenas “quando os centros escolares estivessem concluídos, e ainda não estão” salienta.

 

Os autarcas da região estiveram reunidos, quarta-feira, com o secretário de estado da educação para debater este assunto.

Segundo José Silvano, o governante “foi sensível a este apelo e afirmou-nos que só haverá encerramentos negociados com as autarquias locais. Se não houver acordo, o encerramento pode ser adiado”.

 

A distrital do PSD contra o encerramento de escolas primárias na região com menos de 21 alunos.

Escrito por Brigantia