Dia Nacional dos Castelos sem IGESPAR

PUB.

Seg, 06/10/2008 - 09:50


Ainda não foi desta vez que se assinou o acordo de Gestão Integrada da Cidadela de Bragança. Estava previsto que o protocolo fosse celebrado durante as comemorações do Dia Nacional dos Castelos, em Bragança, mas o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico não compareceu.   Jorge Novo, que tem impulsionado esta ideia, não poupou críticas ao IGESPAR.

O Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria gostaria de celebrar o Dia Nacional dos Castelos com a gestão integrada da cidadela ou “a fazer a abertura mais formal da Domus Municipalis como culminar da intervenção feita, mas ainda não tivemos oportunidade porque do IGESPAR ainda não tivemos resposta”, lamenta.

“Queremos que o IGESPAR esteja mais próximo das juntas de freguesia e do poder local”, reclama o autarca.

 

Nas comemorações do Dia Nacional dos Castelos, os autarcas das freguesias do distrito de Bragança onde existem castelos, manifestaram a intenção de criar uma Rota dos Castelos do Nordeste Transmontano.

Numa sessão realizada na Domus Municipalis, em Bragança, os presidentes da Junta de Freguesia de Santa Maria e Outeiro, em Bragança e de Penas Róias, em Mogadouro, alinhavaram ideias tendo em vista a realização de um protocolo que formalize o projecto. O documento fará a “interligação entre todos os castelos que fazem parte do distrito de Bragança para que, quem visite o Castelo de Bragança, fique a conhecer, por exemplo, o Castelo de Outeiros, de penas Róias, Algoso, Miranda do Douro, ou seja, todos os castelos que fazem parte do distrito de Bragança”, explica Jorge Novo.

 

Desta forma as freguesias pretendem ganhar escala distrital e ponderam ainda a criação de uma associação. “Estamos a falar de mais de 12 juntas de freguesias que podem realizar projectos em conjunto, candidatarem-se a alguns programas e porque não também criar uma associação para apresentar projectos de concretização em conjunto para que a tutela do património, mas também o ministério da cultura tenha um olhar diferente para com este património”, refere o autarca de Santa Maria.

 

Os castelos de Mogadouro, Algoso, Vinhais, Moncorvo, Carrazeda de Ansiães e Alfandega da Fé, são outros monumentos que farão parte desta Rota dos Castelos.