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Dezenas de empresas do Douro promovem vinho no Brasil

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Ter, 20/03/2012 - 11:32


  É mais um piscar de olho aos consumidores brasileiros. A partir desta terça-feira até quinta-feira, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto vai promover os néctares da Região Demarcada do Douro à primeira Feira Internacional de Vinhos do Brasil, no Rio de Janeiro.

 Mais de uma dezena de empresas durienses vão procurar fechar negócios neste certame brasileiro.O presidente do IVDP, Manuel Cabral, baseia-se no aumento das vendas em 2011 para suportar o interesse da promoção no Brasil: “No Brasil os vinhos do Douro e do Porto tem tido um crescimento muito sustentado e muito interessante. Em 2011 o Brasil teve uma subida muito grande em termos de comercialização do vinho do Porto, tendo ultrapassado a Espanha. Colocou-se pela primeira vez nos dez primeiros mercados de exportação de vinho do Porto. É um mercado que está em franco crescimento. Não é o IVDP que vende, são as empresas de vinho”, revelou. Esta aposta no Brasil também tem os olhos postos nos grandes eventos mundiais que o país vai receber, como o Mundial de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. O Douro quer aproveitar a oportunidade para fechar grandes negócios no Rio de Janeiro, que é já visto como um novo centro de negócios da América Latina.Apesar da crise que afeta a Europa, Manuel Cabral entende que os mercados do velho continente continuarão a ser os principais em termos de exportação de vinho do Porto.  “Nós temos o nosso mercados-alvo. O Brasil é um deles, manifestamente. É evidente que a Europa está numa situação difícil, na sua generalidade, contudo há mercados que se mantêm e os principais mercados dos vinhos do Douro e do Porto são europeus e vão continuar a sê-lo. O que nós queremos é posicionarmo-nos, da forma mais adequada, nos diferentes mercados, em particular naqueles que abrem oportunidades maiores nos próximos tempos. E, manifestamente, o brasil é um desses casos”.  

O IVDP aposta na promoção no Brasil, enquanto ao nível das vendas o volume de exportações está em queda há dez anos. Em 2011, o IVDP registou uma quebra de vendas de vinho do Porto para os mercados externos na ordem dos 11 por cento.

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)