Desporto debatido em MIrandela no Seminário Multidiscilplinar

PUB.

Seg, 10/06/2013 - 12:20


 A redução da carga horária das aulas de educação física nas escolas penaliza o futuro desportivo de Portugal.

A afirmação é do presidente do Comité Olímpico de Portugal que marcou presença no seminário multidisciplinar de desporto, integrado na semana da juventude e desporto promovida pelo Município de Mirandela. “Se regularmente se reduzem as capacidades de oferta, reduzindo os horários e não melhorando as condições de oferta para a prática desportiva nas escolas, naturalmente que penaliza o futuro desportivo do país. Perde-se a oportunidade de aproveitar a presença das crianças e dos jovens facilitando-lhes o acesso à prática das actividades físicas e desportivas. Um país que reduz a oferta nestes domínios, claro que está a prejudicar o futuro desenvolvimento do país”. O aviso de José Manuel Constantino, Presidente do COP, durante o seminário.
Já a integração da psicologia no desporto podia diminuir drasticamente muitos dos problemas que levam ao abandono precoce dos jovens da prática desportiva. A convicção foi manifestada por Paulo Pinto, o mirandelense, especialista em psicologia no desporto, no mesmo evento. “Se houver um mediador psicológico que trate de variáveis de prestação e de resultados ao nível da psicologia estou convencido de que os clubes seriam minimizados. Neste seminário, ficou ainda evidente que a maioria dos dirigentes desportivos voluntários desconhece as leis ligadas ao desporto. José Manuel Meirim, especialista em direito do desporto, deixou a sugestão para que todos se unam e avancem para a criação de um gabinete de apoio jurídico. “Os agentes desportivos de pequenos clubes desconhecem o bom e o mau que resulta dessas leis e pode por isso traduzir-se na perda de algumas coisas. Uma forma de dar a volta era criar um espécie de gabinete de apoio repartindo as despesas por todos. O ideal seria pedir algum apoio à autarquia local mas muitas vezes alguns dos problemas dos clubes e associações do ponto de vista jurídico colocam-se perante a própria autarquia local”. Os temas abordados neste seminário multidisciplinar de desporto que contou com vários dirigentes desportivos de Mirandela. O presidente do Município reforça a ideia que o objectivo prioritário desta iniciativa foi “qualificar e apoiar o trabalho dos dirigentes de colectividades desportivas do concelho”. 

O Seminário Multidisciplinar foi um dos pontos altos da Semana da Juventude e Desporto, que terminou no domingo, em Mirandela.

Escrito por Terra Quente (CIR)