Desemprego subiu 5,5 por cento em Bragança no mês de Março

PUB.

Qua, 19/05/2010 - 11:51


  O desemprego no distrito de Bragança subiu 5,5 por cento em Março, relativamente ao mês anterior.

Ao todo foram quase mais 400 pessoas que perderam o seu emprego.

Mas olhando apenas para os quatro concelhos abrangidos pelo centro de emprego de Bragança (Bragança, Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais), os números são ainda mais negativos, com um aumento de quase oito por cento.

Uma situação que o novo director do centro de emprego de Bragança, Alcídio Castanheira, desvaloriza.

“Relativamente a Março há uma continuação do aumento do desemprego mas, ultimamente, tem havido mutas ofertas de emprego. Não sei se se trata de uma questão sazonal mas ainda bem. Os nossos desempregados estão a assumir essas vagas. Vamos ver se se consolida.”

Bragança, com 1906 desempregados registados, e Mirandela, com 1493, são os concelhos mais afectados no distrito. Segue-se Macedo de Cavaleiros, com 850 inscritos.

Alcídio Castanheira sublinha o aparecimento de novas ofertas, sobretudo na área dos serviços.

“O nosso emprego é essencialmente nos serviços, na restauração. E começam também a surgir alguns empregos qualificados, na mecânica, electro-mecânica.”

Sobre os mecanismos criados pelo Governo para combater a crise, o director do centro de emprego de Bragança diz que são para manter, até porque têm estado a superar as expectativas.

“Em relação à iniciativa emprego 2010, na área do Centro de Emprego de Bragança, os objectivos de carácter anual, estão praticamente cumpridos, nomeadamente em estágios profissionais. Já houve muitos e vai haver mais. O facto de termos cumprido as metas não quer dizer que não vamos além delas.”

Dados do desemprego no distrito de Bragança.

Ao todo, em Portugal são já 592 mil os desempregados, ultrapassando já os 10,6 por cento.

Relativamente a Dezembro de 2009 houve um aumento de meio ponto percentual.

Escrito por Brigantia