Seg, 09/02/2009 - 10:09
A União de Sindicatos de Bragança chegou a consenso e elegeu finalmente a direcção para os próximos 3 anos.
Recorde-se que as eleições estiveram marcadas para 18 de Outubro do ano passado, mas na altura os sindicatos não chegaram a acordo.
No último sábado foi eleita a nova direcção, onde não estão incluídos membros do sindicato de professores.
Manuel Ribeiro, membro da nova direcção diz que “gostaria que eles estivessem aqui, mas só podemos contar com aqueles que aceitaram fazer parte de um colectivo”, lamenta o sindicalista. De acordo com o mesmo “esperamos até ao último dia que o sindicato de professores os 2 elementos que estavam previstos para eles, mas eles queriam 3”, explica.
O desemprego na região é uma das maiores preocupações da lista eleita, que foi também a única a submeter-se a votação. “Cada vez há mais dificuldades e desemprego e nós temos que combater isso”, adianta Manuel Ribeiro.
O desemprego é também uma das preocupações do responsável da CGTP, João Torres, que acompanha a União de Sindicatos de Bragança. “O dados estatísticos falam que o distrito terá tido nos últimos dois meses o maior salto no crescimento do desemprego e isto é muito complicado num distrito que tem a população activa de 40 mil pessoas”, sublinha. “Há algum desmazelo na protecção aos pequenos comerciantes e proprietários agrícolas em tempos de dificuldade, só o têm para com os bancos e banqueiros”, acuso o sindicalista.
Em breve, de entre os 13 membros da nova direcção sairá ainda a Comissão Executiva, composta por 5 elementos, e o coordenador da União de Sindicatos de Bragança.
Escrito por Brigantia