Delegação de Bragança da Liga Portuguesa Contra o Cancro promove “Chá Rosa” no âmbito do mês da consciencialização para o cancro da mama

PUB.

Sex, 17/10/2025 - 09:42


Iniciativa insere-se no Outubro Rosa

O Auditório Paulo Quintela recebe, amanhã, o “Chá Rosa”, um momento de partilha e reflexão sobre o Cancro da Mama. O tema deste ano é “Onde começa a Prevenção: no silêncio ou na mensagem?” e esta iniciativa insere-se nas atividades que a Delegação de Bragança da Liga Portuguesa Contra o Cancro preparou para assinalar o Outubro Rosa, mês de consciencialização para o cancro da mama.

Anabela Anjos, voluntária da liga, esclarece que a ideia desta atividade é mostrar que há esperança. “Queremos com isto mostrar que é possível ultrapassar e de que forma as mulheres, e os homens, porque este cancro não atinge só mulheres, podem ter esperança”.

No próximo fim de semana, dia 25, como já é hábito, para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, decorre a iniciativa “Pão Solidário - Um pão por um Euro”. “Contamos com a Padaria Pão de Gimonde e a Moagem do Loreto, que nos oferecem mil pães, para serem vendidos por um euro. Reverte a favor da liga”.

Anabela Anjos assume que há cada vez mais pessoas a aderir à causa e a juntar-se à liga. “As pessoas são muito sensíveis a esta causa. O cancro da mama é o que afeta, se calhar, mais doentes e temos tido muito afeto, por assim dizer, das pessoas, no sentido de dizerem que estão disponíveis para ajudar, estar presentes, ouvir, falar, dar o ombro, e isso é que é importante”.

Além do “Chá Rosa” e do “Pão Solidário”, no dia 26 acontece uma pequena “Caminhada”, para assinalar o encerramento do Outubro Rosa, que termina com uma eucarística na Catedral de Bragança.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves