Crise prejudica interior

PUB.

Sex, 29/05/2009 - 08:21


O interior tem sido discriminado no que diz respeito a investimentos. A acusação é feita por Marisa Matias, a número dois da lista do Bloco de Esquerda às eleições europeias que ontem esteve presente no ciclo de conferências-debate promovido pelo Instituto Politécnico de Bragança.  

A crise é uma das principais preocupações do partido e que tem vindo a discutir durante esta campanha.

Mas a candidata considera que o interior é um caso particular.

“As questões da crise não se colocam da mesma forma para todos, ela é mais gravosa em algumas regiões e o interior é um caso particular em como tem havido um desinvestimento não só em termos do que são as necessidades mas também daquilo que representa a aplicação de fundos comunitários” afirma, salientando que “no nosso entender a aposta tem sido mais nas infra-estruturas do que nas pessoas”.

 

Marisa Matias lamenta o desinteresse dos cidadãos em relação às eleições de 7 de Junho, mas compreende a atitude porque segundo ela os problemas reais não têm resposta.

“Tem havido um divórcio entre Bruxelas e a cidadania europeia e nós entendemos que o debate tem de ser feito sobre o impacte que tem na vida real das pessoas”refere, acrescentando que “gostaríamos muito que tivesse sido dada a oportunidade de as pessoas participarem mais activamente em algumas discussões que lhe dizem respeito porque foi o caso do Tratado de Lisboa e por isso não é de admirar que as pessoas nem sabem do que se trata porque o espaço de participação foi-lhes negado”.

 

Por estas razões, a candidata entende que é necessário aprofundar a democracia europeia.

Escrito por Brigantia