CPTT: Filipe Campos estreia-se a ganhar em Macedo de Cavaleiros

PUB.

Dom, 21/02/2010 - 13:22


Com a prova sempre controlada, Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW X3), venceram o Rali TT Serras do Norte, a primeira etapa do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2010, numa organização do Motor Clube de Guimarães.

 

Os campeões nacionais em título não deram qualquer hipótese à concorrência, estando sempre no comando das operações, aproveitando ainda para dilatar a sua vantagem quando alguns dos seus maiores adversários tiveram problemas, averbando assim o seu primeiro triunfo nesta prova.

 “Correu tudo bem num traçado que é do meu agrado e resultou numa vitória. Também foi um bom teste ao carro, numa prestação que foi sempre concentrada, mas não andei a 100 por cento. Vim para cá à procura de uma vitória e o objectivo está cumprido”, disse o vencedor no final.

Ao cabo da primeira passagem pelo troço de 147 quilómetros, Filipe Campos mostrava-se satisfeito, afirmando que “para nós foi uma manhã calma. É verdade que estamos já com uma vantagem considerável, mas temos que garantir, acima de tudo, que mantemos o ritmo e a concentração para não cometer erros.”

Pois essa estratégia foi a seguida também na “secção” vespertina e a vitória acabou por surgir com naturalidade para o piloto do Porto: “Esta é uma vitória importante, que nos garante os primeiros 10 pontos da época. Entrámos no campeonato a ganhar e essa é a melhor forma de iniciar a defesa do título. Depois deste excelente resultado temos que começar a preparar a próxima prova, que se disputa dentro de um mês no Algarve”, afirmou Filipe Campos.

A passagem dupla pelo Sector Selectivo de Macedo de Cavaleiros, implicou algumas mudanças significativas na classificação, fruto de alguns problemas sentidos pelos pilotos. No final, José Dinis Lucas/Luis Tirano (Mitsubishi Pajero), ficaram com o segundo lugar, depois de uma prova sem grandes contratempos a não ser no final com o aquecimento do motor.

Miguel Veloso/Filipe Martins (Nissan Navara) ficaram com o terceiro lugar, efectuando uma prova em crescendo e levando para casa o triunfo no Agrupamento T8.

Paulo Sousa/Manuel Porém (Mistubishi Pajero), foram quartos, enquanto Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW X3), foram nonos.

Numa etapa em que o piloto lisboeta demonstrou que, em condições normais podia ter voltado a assegurar o segundo lugar, a exemplo do que tinha feito no Prólogo, esta posição tem um sabor claramente amargo. “Esta tem sido uma prova madrasta para nós. Depois dos problemas que aqui tivemos em 2009, que levaram mesmo a que não conseguíssemos terminar, este ano voltamos a não ter a sorte do nosso lado. De manhã, um princípio de incêndio e um furo na roda traseira esquerda, resultaram numa atraso que nos empurrou para o nono lugar. Depois, já de tarde, quando atacámos para recuperar o tempo perdido, ao quilómetro 80 do percurso, o carro ficou sem travões e fui obrigado a baixar muitíssimo o ritmo. Sinto que podia ter feito bem melhor! Por outro lado, a Yser Racing Team volta a estar de parabéns por mais um triunfo do Filipe Campos, que realizou uma prova sem mácula”, explicou o piloto.

No que diz respeito ao Agrupamento T2, a luta foi intensa, mas a vitória acabou nas mãos de José Camilo Martins/Mário Feio (Mitsubishi Pajero). Estes não evitaram ainda um toque num muro: “Foi uma corrida muito táctica, pois atacámos quando devíamos atacar e defendemos quando achamos que o devíamos fazer. Acho que sucedeu alguma coisa ao Edgar Condenso, mas a regularidade é muito importante neste tipo de prova”. Já por parte de Edgar Condenso/Nuno Condenso (Isuzu D-Max), que passaram pelo comando, tiveram problemas de travões na parte final.

Desafio ELF / Mazda 2010: Vitória saborosa de João Pedro Pais

João Pedro Pais acompanhado de João Rato, conseguiu no Rali TT Serras do Norte a sua terceira vitória no Desafio ELF / Mazda e a primeira na temporada que agora arrancou. Na prova disputada em Macedo de Cavaleiros o duelo pela vitória no Desafio ELF / Mazda 2010 foi um dos maiores motivos de atracção, com João Pedro Pais e Bruno Oliveira a protagonizarem um frente a frente disputado ao segundo.  

Depois de ter sido o mais rápido na Super Especial, o piloto da Auto Sueco Coimbra foi superado no final do primeiro Sector Selectivo, embora por um escasso segundo, pela Mazda BT 50  do Mazda Açores TT Team, pilotada por Bruno Oliveira.  

O piloto dos Açores reforçou a vantagem durante uma boa parte do segundo Sector Selectivo, mas acabou por ceder na parte final, permitindo que João Pedro Pais conseguisse o seu terceiro triunfo consecutivo e terminasse a corrida num brilhante quinto lugar absoluto.

“Foi uma corrida emocionante e só mesmo dois minutos depois de terminar a prova tive a certeza de que tinha ganho. Andei muito forte, mas sabia que a luta pela vitória estava difícil. Das pessoas da minha equipa que estavam ao longo do percurso, recebia sinais para andar mais depressa, mas a pista estava muito escorregadia e não podia deitar tudo a perder. Acabei por ter alguma sorte, devido aos problemas que o Bruno teve, mas acho que mereci esta vitória. É bom começar o ano com um triunfo e estou também muito satisfeito com o nosso quinto lugar absoluto. Pode ser que agora os patrocinadores, que tanta falta fazem ao nosso projecto, surjam com o seu apoio”, salientou no final o piloto de Viseu.

Segundo classificado nesta primeira jornada do Desafio ELF /Mazda 2010, Bruno Oliveira, lamentou no final a pouca sorte que o tem perseguido. “Tal como esperava, conseguimos hoje chegar à vantagem e reforçar a liderança no segundo sector. Andámos muito bem apesar de a pista estar muito traiçoeira. A cerca de 60 quilómetros do final partiu-se uma transmissão e a partir daí o nosso único objectivo passou a ser terminar a corrida. Nestas condições o segundo lugar acaba por ser excelente”, disse. 

Na terceira posição terminou o estreante Henrique Silva acompanhado por Rui Gomes, tendo a quarta posição pertencido à dupla Paulo Pinto / Ricardo Cortiçadas.

Para Miguel Costa, da Mazda Motor de Portugal “para além da vitória no Desafio ELF / Mazda 2010 o resultado à geral do João Pedro Pais é excelente. O duelo dele com o Bruno foi emocionante e não posso deixar de salientar o facto de todas as quatro Mazda presentes em Macedo de Cavaleiros terem terminado a corrida”.