Seg, 21/03/2011 - 00:59
Mesmo depois de um resultado algo desencorajador no prólogo, a cidade de Tavira voltou a servir de amuleto para as duplas que compõem a equipa actualmente detentora do título nesta modalidade.
Apesar de algum pessimismo, especialmente após a 4ª posição obtida na Super Especial, o Sul do país voltou a ser palco de mais uma bela demonstração de mestria ao volante por parte dos pilotos da Yser Racing Team. Filipe Campos e Jaime Baptista repetiram a vitória do ano passado, com uma vantagem de 10 segundos sobre o segundo classificado, enquanto Bernardo Moniz da Maia e Joana Sotto-Mayor ficaram a somente 20 segundos da quarta posição.
“Esta é uma grande vitória para a equipa, mas o percurso encadeado acabou por disfarçar as limitações do nosso carro”, considerou Filipe Campos. Já Bernardo Moniz da Maia fez questão de destacar a qualidade do seu companheiro e actual tetra-campeão nacional: “Os carros efectivamente não andam, mas o Filipe é um fora de série e conseguiu este resultado. Mas estas limitações assemelham os nossos carros aqueles Toyotas antigos, não desenvolvem”, atirou.
Em relação ao futuro, todos os membros da equipa foram unânimes em classificar este como um momento de ponderações. “Agora que temos a certeza do tipo de dificuldades que iremos encontrar na competição com estas limitações, vamos reunir todos e decidir se continuamos ou não no CPTT”, garantiu Joana Sotto-Mayor.
Carlos Sousa a apenas 10 segundos de vencer
Carlos Sousa e Luís Ramalho iniciaram com um auspicioso segundo lugar a nova temporada do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, deixando escapar a vitória na Baja CARMIM, que hoje se concluiu em Tavira, por escassos 10,9 segundos de diferença ao cabo de 378 quilómetros cronometrados – uma das mais curtas diferenças de sempre em provas do Nacional.
Protagonizando a grande surpresa desta jornada de abertura, a dupla do MitsubishiRacing Lancer esteve na discussão pelo triunfo praticamente do primeiro ao último quilómetro, chegando a ocupar a liderança da corrida, com quase minuto e meio de vantagem, até meio do primeiro e mais longo sector cronometrado do dia, altura em que teve de parar na sua assistência para trocar de pneus…
“Foi o momento decisivo e que acabou por decidir a corrida, pois ao contrário dos meus adversários, tive que parar na assistência para trocar pneus, já que não tinha disponível o componente mais duro e resistente. A estratégia talvez não fosse errada, só que perdemos demasiado tempo na paragem, cerca de três minutos…”, lamentou o piloto. “Como se isso não bastasse, tivemos que ultrapassar o Miguel (Barbosa) novamente em pista, perdendo mais algum tempo quando andámos no pó dele. Enfim, partimos depois para o último sector sem poder controlar os tempos do Filipe (Campos), que era apenas o terceiro carro na estrada, o que também não ajudou… De qualquer forma, foi uma boa luta e está visto que o Campeonato deste ano promete”, analisou Carlos Sousa, à chegada ao pódio em Tavira.
“Os meus parabéns ao Filipe pela vitória. É a segunda vez que ele me bate por uma margem tão curta” recordou Carlos Sousa, aludindo à Baja de Monchique de 2009, uma prova que os dois terminaram separados por…14,5 segundos.
“Apesar do meu segundo lugar, saio daqui plenamente satisfeito. Afinal, não me ressenti da longa paragem e consegui rodar já em alguns momentos ao melhor nível. Foi uma verdadeira baja e diverti-me bastante”, concluiu o piloto do Mitsubishi Racing Lancer.
Miguel Barbosa com problemas de combustível acaba no pódio
Miguel Barbosa e Miguel Ramalho mostraram este domingo que são uma força competitiva no Campeonato de Portugal de Todo o Terreno de 2011, terminando num prometedor terceiro lugar, muito embora um exagerado consumo de combustível tenha condicionado o seu andamento na parte final da Baja de Carmim.
Depois da sua excelente prestação no prólogo de sábado, esperava-se que o BP Ultimate Vodafone Team pudesse lutar pelo triunfo na prova de abertura da temporada ao longo dos Sectores Selectivos de hoje. Os tricampeões nacionais fizeram parte do trio de protagonistas da batalha pelo primeiro lugar, imprimindo um andamento avassalador, sempre com diferenças muito pequenas entre os três primeiros, podendo a vitória sorrir a qualquer uma das equipas que ocupavam o top-3.
No entanto, no final do primeiro Sector Selectivo, o duo Miguel Barbosa/Miguel Ramalho verificou um consumo anormal no seu carro, o que o obrigou a renunciar à luta pela vitória para poder chegar ao final. “Como esperávamos, o ritmo de prova foi muito intenso, mas nós estávamos bem e o carro também, o que nos deixava com boas perspectivas para um bom resultado, apesar do primeiro Sector Selectivo não ser inteiramente do nosso agrado – mas era igual para todos. Contudo, no reagrupamento verificámos que, se mantivéssemos o mesmo andamento, não teríamos combustível para alcançar a chegada e, claro, fomos obrigados a reduzir o andamento para chegarmos ao fim e garantir o terceiro lugar”, afirmou o piloto do BP Ultimate Vodafone Team.
Apesar do contratempo, Miguel Barbosa e Miguel Ramalho mostram-se satisfeitos com o desfecho da prova de hoje, dado que demonstram que estão entre os mais rápidos e contabilizaram importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Todo Terreno de 2011, uma competição que provou hoje ter um nível competitivo elevadíssimo. “Iniciar a temporada com um pódio é sempre positivo, muito embora partamos para cada prova com o intuito de a vencer. O campeonato será longo e bastante duro, dado que os nossos adversários são fortes e consistentes. Este terceiro lugar garante-nos pontos que poderão ser determinantes e mostra que temos capacidade para lutar pelas vitórias, o que nos deixa satisfeitos e confiantes para a restante época”, enfatizou Miguel Barbosa.
Pedro Grancha termina em 4º lugar
Pedro Grancha, aos comandos de uma Nissan Navara Off Road, acompanhado por Vitor Jesus, completou hoje a sua participação averbando um excelente 4º lugar absoluto.
O piloto de Cascais terminou a corrida atrás do BMW do campeão nacional Filipe Campos e dos dois Mitsubishi pilotados por Carlos Sousa e Miguel Barbosa. Problemas de travões limitaram o andamento da dupla da Nissan nº 12, desde o quilómetro 40 do primeiro dois dois sectores selectivos disputados e impediram uma eventual subida ao pódio.
“Embora este não fosse o tipo de traçado ideial para as características da nossa Nissan, porque era na sua maioria muito sinuoso e estreito, penso que conseguimos andar bastante bem até começarmos a sentir problemas de travões. Tinha de carregar no pedal duas ou três vezes até conseguir efectuar a travagem, o que nos obrigou a imprimir uma toada menos agressiva e muito mais cuidadosa. De resto conseguimos não ter outros problemas o que, face aos resultados finais, nos permite acreditar que poderíamos ter terminado a corrida no pódio”, salientou no final Pedro Grancha.
A próxima etapa do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno terá lugar em Reguengos de Monsaraz onde, com organização da Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense, se irá disputar, a 16 e 17 de Abril, o Ervideira Rali TT.
Estreia de Nuno Matos acaba em desistência
No regresso às competições nacionais, a dupla vencedora da Taça FIA de Bajas de 2010 foi forçada a abandonar logo após o final da primeira passagem pela Super Especial (7,8 km), depois de surpreendida pela quebra de uma manga de eixo do estreante Opel Astra Proto.
“Evidentemente, não era este o desfecho que esperávamos para esta primeira prova, até porque mais do que o resultado final, o importante mesmo era fazer quilómetros e adaptarmo-nos à condução do novo carro”, lamenta Nuno Matos.
“Apesar de termos iniciado esta prova com todas as cautelas, a verdade é que fomos surpreendidos no final da Super Especial com a quebra de uma manga de eixo, precisamente na altura em que passávamos a tomada de tempos. Após uma análise mais detalhada, percebemos que o problema terá tido origem no cubo da roda, que era um componente novo e ainda pouco testado”, explica o piloto.
A equipa ainda chegou a ponderar recuperar o carro e regressar à corrida no domingo… “Contudo, havia o sério risco do problema se poder repetir, pelo que decidimos, também por uma questão de segurança, abdicar da prova e começar já trabalhar numa solução definitiva para o próximo rali”, concluíu o piloto.
Classificação Campeonato:
1º Filipe Campos, 25pontos;
2º Carlos Sousa, 18;
3º Miguel Barbosa, 15;
4º Pedro Grancha, 12;
5º Moniz da Maia, 10 (…).