Covid-19: Delegação de Bragança da Cruz Vermelha vai disponibilizar testes rápidos

PUB.

Qua, 13/01/2021 - 10:05


A Cruz Vermelha de Bragança vai disponibilizar testes rápidos à Covid-19 a partir desta sexta-feira

As pessoas que queiram ser testadas terão que fazer marcação prévia e o teste terá o custo de 20 euros, explica Duarte Soares, presidente da delegação de Bragança. “Quem desejar efectuar o teste e conhecer o resultado só tem que fazer um telefonema para a delegação de Bragança e pedir marcação para os horários que estiverem disponíveis. O custo associado é um custo reduzido que é, no nosso entender, sustentável por quem nos vier procurar”.

Para já vão haver 200 testes antigénio disponíveis. Duarte Soares garante que serão disponibilizados mais testes à medida que as necessidades aumentarem. “Encomendámos 200 testes para a resposta mais imediata, mas percebemos que esta terceira vaga está para durar e, portanto, é uma realidade muito preocupante”.

Em Setembro a Direcção Geral de Saúde não recomendava o uso de testes rápidos para diagnosticar a Covid-19. Ainda assim, o presidente da Cruz Vermelha de Bragança aponta que são importantes para fazer o despiste da doença, uma vez que alguns sintomas são idênticos aos da gripe. “São testes utilizados de resultado rápido que servem, essencialmente, para as pessoas que apresentam sintomas gripais. Esses testes são sensíveis para saber se há uma infecção activa por Covid-19”.

Os testes serão realizados num posto criado para o efeito, no piso inferior da delegação de Bragança da Cruz Vermelha. O resultado do teste é conhecido em minutos.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais