Corridas de Obstáculos: Bragança OCR um desafio superado para mais de 350 participantes

PUB.

Seg, 12/09/2022 - 11:16


Exigente, duro, cansativo, mas ao mesmo tempo desafiante, interessante e divertido foram algumas das palavras usadas pelos mais de 350 participantes na primeira edição da “Bragança OCR”, realizada este domingo, para descrever a experiência.

A prova Experience da OCR Police Challenge começou e terminou na Praça Camões e percorreu várias zonas da cidade, numa pista de 12 quilómetros e cerca de 30 obstáculos. Os participantes colocaram à prova a sua capacidade física e de superação em duas categorias, open e elite.

André Santos veio de Sever do Vouga e venceu em masculinos. “Foi incrível. Foi uma prova muito bem conseguida. Já estamos habituados à Police, a qualidade e a dureza está garantida. Havia dois ou três obstáculos muito técnicos e para quem não está habituado era complicado”, disse o vencedor.

A Bragança OCR mobilizou os brigantinos. Hernâni Dias, presidente do município, também participou e confessa que foi uma prova muito exigente. “Foi uma experiência interessante mas um bocado violenta para mim. Tem exercícios que requerem uma grande força de braços e confesso que não estava preparado. No entanto, estou bem e cheguei ao fim. Deixe-me destacar o espírito de entreajuda dos participantes”.

Hernâni Dias não adiantou se a prova vai regressar ou não em 2023, já que foi um projecto que resultou do Orçamento Participativo 2022 e depende de uma nova candidatura.

Há vontade da organização de voltar no próximo ano, pois para Nelson Correia, da Native Warriors, que detém a marca OCR Police Challenge, a cidade de Bragança tem todas as condições para a realização do evento. “É uma zona muito interessante. Bragança tem um percurso fantástico, uma paisagem fantástica e uma história brutal. Uma prova destas faz falta numa cidade como esta”.   

Nelson Correia confessa que o número de participantes ficou um pouco aquém do que é hábito nas provas OCR Police Challenge, mas para a primeira edição no interior norte do país foi bastante positivo. “O balanço é muito positivo e os atletas pedem o regresso da prova em 2023 pois foi fantástica”.

A Bragança OCR contou ainda, no sábado, com uma pista de cerca de 500 metros, a Pista Kids Race, para crianças entre os 6 e os 12 anos.

 

Jornalista: 
Susana Madureira