Coordenador de escolas desmente autarca de Izeda

PUB.

Ter, 22/06/2010 - 09:21


Uma enormidade. É assim que o coordenador da Equipa de Apoio às Escolas da Terra Fria classifica as declarações da presidente da Junta de Freguesia de Izeda acerca da fusão do agrupamento daquela freguesia com a escola Abade de Baçal, em Bragança.  

“No ultimo concurso, concorri como qualquer outro docente e com a mesma intenção de vir para cá” refere, acrescentando que “eu teria de ser uma pessoa com um tal poder que conseguisse ultrapassar secretario de estado e ministra para, num golpe palaciano, encerrar uma escola e eu ficar bem”.

“As pessoas têm o direito de pensar o que quiserem mesmo que seja a enormidade que foi a ideia da presidente de junta. O que está por detrás disto tudo são as orientações do ministério da educação” garante.

 

Em declarações à Brigantia, Luís Martins explica ainda as razões que levam à fusão de agrupamentos.

“Para o ano, prevê-se que a Secundária Abade de Baçal já tenha as obras concluídas e por isso para a primeira fusão está quase tudo completo” afirma, salientando que “eu tinha sugerido que fosse com a Emídio Garcia, mas como vai ter obras não haveria necessidade de a fundir já com outra escola”.

 

Luís Martins garante mesmo que esta fusão não implica o encerramento do terceiro ciclo em Izeda.

Pelo menos para já. “Temos a indicação que daqui a três anos, o actual agrupamento de Izeda não vai conseguir criar turmas com o número mínimo exigido por lei e isso dá direito que o agrupamento não possa existir” refere. “Prevendo-se isso, já se está a fazer a fusão para que isso para que tal aconteça e a escola possa estar aberta com o número de alunos que lá exista”.

 

E as fusões entre escolas não devem ficar por aqui.

Dentro de um ano, também as outras escolas básicas da cidade de Bragança podem ser fundidas com as Secundárias.

“As propostas de fusão são da responsabilidade da direcção regional de educação e da secretaria de estado por isso não sei dizer quais são as escolas que se vão juntar” refere, mas garante que “os agrupamentos existentes em Bragança vão juntar-se com escolas secundárias”.

Luís Martins adianta que “em 2010/2011 há uma fusão. Em 2011/2012 há outra e em 2012/2013 mais uma, ou então até poderá ser tudo em 2011/2012.

 

O processo de fusão de escolas que ainda fará correr muita tinta no distrito de Bragança.

Escrito por Brigantia