Cooperativa de Alfândega da Fé reforça investimento para produzir azeite DOP

PUB.

Qua, 09/03/2011 - 10:12


Reforçar a aposta no azeite de Denominação de Origem Protegida é a grande prioridade para a Cooperativa de Alfândega da Fé. O projecto começou no final do ano passado mas Eduardo Tavares, o presidente daquela estrutura, adianta que tem havido um reforço de investimentos para permitir vender mais azeite DOP.

“Colhemos 200 toneladas de azeitona para fazer esse azeite DOP. Já estiveram cá os técnicos da Sativa, através da AOTAD, a fazer a amostragem da certificação. Para além disso começámos as obras de adaptação da linha de embalamento, que estava nas instalações da EDEAF, e esperamos que estejam concluídos no final do mês. Estamos também a encetar já contactos comerciais na perspectiva de vender mais azeite embalado”, explica.

 

Eduardo Tavares acredita que esta aposta no sector do azeite, que junta cerca de uma dúzia de produtores, pode ajudar a cooperativa a crescer.

 

“Relativamente aos últimos dois anos tem havido mais produtores a associar-se à cooperativa, porque temos feito um trabalho forte de credibilização, o que tem levado a que haja mais gente a procurar o nosso lagar. Estamos também a fazer trabalho de apoio técnico na componente dos subsídios agrícolas, o que traz mais associados.”

 

Apesar de as contas referentes ao ano passado ainda não estarem fechadas, o presidente da cooperativa alfandeguense acredita que a situação financeira está perto do equilíbrio.

 

“O resultado tem-se pautado por pequenos lucros, na ordem dos 30 ou 40 mil euros, apesar de um ou outro ano com pequenos prejuízos.”

  A cereja é outra das apostas da cooperativa agrícola de Alfândega da Fé.

Este ano esperam colher cerca de cem toneladas.

Escrito por Brigantia